Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROGRAMA AGRINHO CAPACITA COORDENADORES MUNICIPAIS E VAI DISCUTIR CIDADANIA COM MAIS DE 200 MIL ALUNOS

DSC_0291O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR/CE iniciou hoje, 16, atividades do Programa Agrinho  2018 no Estado do Ceará ,m com a realização do Encontro dos Coordenadores Municipais, no Auditório Pitaguary do Hotel Amuarama, em Fortaleza 48 municípios se inscreveram no Programa que este ano vai levar mais informação e conhecimentos sobre o tema “Cidadania”, a mais de 200 mil  alunos de mais de 1.300 escolas da zona rural. O Agrinho é um programa social do Sistema FAEC/SENAR, sendo gratuito, cabendo aos municípios apenas a cessão dos professores, e deslocamentos destes e dos coordenadores, o acompanhamento das atividades escolares,  bem como, o comparecimento na solenidade de premiação.

Durante o encontro  dos Coordenadores Municipais foi  feita uma palestra motivacional pela Facilitadora e pedagoga Maria José Barbosa, seguindo-se  a  apresentação  dos participantes – Momento Motivacional – MOSAICO INTERATIVO – Metáforas – Dinâmica com vídeos,  Apresentação do Programa Agrinho pelos Coordenadores, Atribuições do coordenador municipal e  Apresentação do Material Didático (Cartilhas e Manuais). A  2° Etapa:  Explorando o tema cidadania na sala de aula (sugestões de textos, filmes, dinâmicas),  Projeto e Relatório da Experiência Pedagógica e Organização da agenda da capacitação dos professores municipais – Atividade em grupo. O encerramento foi  com uma dinâmica final com os participantes.

O encontro contou com a presença do Presidente do Conselho Administrativo do SENAR AR/CE e  Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Viriato Saboya , Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva, Diretora Técnica, Ana Kelly Cláudio Gonçalves,  coordenadora do Agrinho, Germana Moreira, do presidente do Sindicato dos Produtores de Morrinhos,Ossian Dias, que preside o Sindicato há 35 anos e da secretaria da AMAB- Inês Távora.

O presidente da FAEC lembrou que o Agrinho surgiu no Estado do Paraná, e que na época  ele era o superintendente do SENAR, vem crescendo a cada ano graças a adesão dos municípios, e a colaboração dos professores e coordenadores municipais de educação. Citou que alguns alunos são sucesso hoje em várias áreas de atuação ano, mais  cinco  municípios aderiram: Acarape,Nova Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixelô e Chorozinho.

O tema Cidadania vai discutir Direitos e deveres,  instrumentos de exercício de Cidadania, o papel da educação, da cultura, do Estado e do Poder Legislativo, disse a Diretora Técnica Kelly Cláudio adiantando que é tão abrangente e  importante para o momento atual que nós resolvemos repetí-lo esse ano. Após esse encontro o SENAR em parceria com os municípios e as escolas iniciam, a distribuição das cartilhas aos alunos e o manual do professor, bem como a aplicação dos conteúdos de forma transversal em sala de aula.

 

CONCURSOS

DSC_0297Para complementar o programa e incentivar a participação dos jovens e professores, o SENAR  promove também  um concurso de redação e desenho e no final do ano, premia os 10 melhores trabalhos em cinco categorias: desenho, redação do 2º ao 5º e do 6º ao 9º ano( premia alunos), Experiência Pedagógica (professor) e Município AGRINHO ( que premia o gestor municipal).

 

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA AGRINHO 2018

  1. ACARAPE
  2. ARACATI
  3. ARACOIABA
  4. ARATUBA
  5. BARREIRA
  6. BATURITÉ
  7. BEBERIBE
  8. BOA VIAGEM
  9. CAPISTRANO
  10. CARIDADE
  11. CASCAVEL
  12. CHORIZINHO
  13. DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO
  14. FORTIM
  15. FRECHEIRINHA
  16. GUARAMIRANGA
  17. GUIÚBA
  18. IBICUITINGA
  19. ICAPUÍ
  20. IGUATU
  21. IPU
  22. ITAIÇABA
  23. ITAPIÚNA
  24. JAGUARIBE
  25. JAGUARUANA
  26. LIMOEIRO DO NORTE
  27. MARCO
  28. MAURITI
  29. MORADA NOVA
  30. MORRINHOS – AGUARDANDO O FORMULÁRIO DE ADESÃO
  31. MULUNGU
  32. NOVA RUSSAS
  33. OCARA
  34. PACOTI
  35. PALMÁCIA
  36. PARACURU
  37. PINDORETAMA
  38. QUIXELÔ
  39. QUIXERÉ
  40. REDENÇÃO
  41. RUSSAS
  42. SABOEIRO
  43. SÃO BENEDITO
  44. SÃO JOÃO DO JAGUARIBE
  45. TABULEIRO DO NORTE
  46. TIANGUÁ
  47. UBAJARA
  48. VIÇOSA DO CEARÁ

 

SOBRE O AGRINHO

O AGRINHO é um programa social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar -CE, que objetiva  levar informações aos alunos da zona rural de forma transversal dentro da grade curricular das escolas, visando a inclusão de jovens do 2º ao 9º ano do ensino  fundamental no campo. Os alunos das escolas municipais passam parte do ano aprendendo através de cartilhas sobre o tema a ser abordado e no final do ano participam de um concurso de redação e desenho.

Confira os depoimentos do Presidente da FAEC, Flávio Saboya, do Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira do Vice-Presidente Regional da FAEC, Ossian Dias e dos Coordenadores Municipais de Nova Russas, Deputado Irapuan Pinheiro, Quixelô, Chorozinho, Ubajara, Tianguá e Limoeiro Norte: