Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC SOLICITA NOVAS MEDIDAS AO GOVERNADOR E A MINISTRA DO MAPA QUE BENEFICIAM O SEMIÁRIDO.

Em face de crise que os produtores rurais enfrentam com a pandemia do Coronavirus-19, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya, oficializou nesta terça-feira, 31, através de correspondência, novas solicitações ao governador Camilo Santana e a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que beneficiam também o semiárido nordestino.

Ao governador Camilo, o presidente da FAEC, reiterou a necessidade do retorno das feiras municipais e do transporte Intermunicipal que já havia sido feita durante videoconferência com o setor produtivo  realizada no dia 27 de março último. Aproveitamos para pedir o apoio do governador, na defesa e necessidade de estender aos produtores rurais da economia familiar do Semiárido Nordestino o recebimento de uma ajuda emergencial de R$600,00 (seiscentos reais), que daria com certeza, um grande alivio para os pequenos neste momento, disse ele.

O mesmo pedido de extensão do beneficio concedido pelo governo federal aos trabalhadores informais, ele solicitou formalmente á Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, medida que considera como altamente necessária. No setor agropecuário, as maiorias dos trabalhadores rurais vivem em regime de economia familiar, não tendo vínculo empregatício, sendo também os responsáveis por colocar os alimentos na mesa do brasileiro. A intenção seria para os produtores informais do semiárido Nordestino.

Flavio Saboya também solicitou ao Ministério da Agricultura, suspender até dezembro de 2021 os processos Jurídicos abertos pelas instituições financeiras (Bancos) contra os produtores, e transferir para o fim dos contratos, as parcelas dos financiamentos de 2012 a 2018.