Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da Faec participa de recepção à embaixadora da Austrália na CNA

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, participou, nesta terça-feira (7), da recepção à nova Embaixadora da Austrália, Sophie Davies, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília. No encontro, foram discutidas possibilidades de aprofundamento das relações bilaterais no setor agropecuário, além do trabalho do Sistema CNA/Senar para aumentar a competitividade e internacionalização dos produtos do agro brasileiro.

Davies foi recebida pelo presidente da CNA, João Martins, que apresentou as ações do Sistema CNA/Senar em prol dos produtores rurais e discutir possibilidades de aprofundamento das relações bilaterais, no setor agropecuário. Martins falou também de iniciativas como a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e do projeto AgroBR, parceria com a Apex-Brasil que apoia a internacionalização de pequenos e médios produtores rurais visando a ampliação da pauta exportadora brasileira.

“Além de ser o maior exportador de melão do Brasil, o Ceará tem um grande potencial exportador em outros segmentos, sobretudo nos perímetros irrigados”, disse Amílcar Silveira. “Neste ano, por exemplo, devemos começar a exportar limão produzido na Chapada do Apodi para o Canadá. Então é muito importante estreitar laços com outros países, como estamos fazendo hoje com a Austrália”.

Sophie Davies, por sua vez, falou sobre as semelhanças da produção agrícola entre os dois países e destacou a importância do Brasil na garantia da segurança alimentar mundial. “Grande parte dos alimentos consumidos no mundo são e serão provenientes do Brasil”, disse a embaixadora.

O encontro contou com a presença de uma comitiva da embaixada da Austrália e de diretores e presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária. Além de Amílcar Silveira, participaram da reunião os presidentes de federação José Zeferino Pedroso (Faesc), José Mário Schreiner (Faeg), Mário Borba (Faepa), e o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara. (Com informações da CNA)