A solenidade de abertura da 25ª edição do Seminário Nordestino de Pecuária – PEC Nordeste 2022, foi marcada por demonstrações do peso do agronegócio para a economia cearense. Realizada na manhã desta quarta-feira (29), no Centro de Eventos do Ceará, o evento contou com a participação da governadora do Ceará, Izolda Cela, e outras autoridades recebidas pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amilcar Silveira.
Na ocasião, Silveira pediu o apoio e a participações das lideranças do Estado em defesa da Ibiapaba, região que concentra 40% do PIB do agronegócio cearense, no litígio contra o Piauí. E destacou a importância do setor como vetor de transformação da vida do homem do campo. “Vamos lutar para defender o que é nosso, a nossa população”, disse Silveira.
O presidente da Faec citou ainda os três setores prioritários do Projeto Sementes do Futuro, cuja meta é dobrar o agronegócio cearense em 10 anos: A pecuária leiteira, a carcinicultura e a fruticultura. “Já somos o maior produtor de camarão do país, com cerca de 16 mil hectares, o maior produtor de melão do mundo, e para dobrar a produção agrícola do nosso Estado, estamos levando mais conhecimento técnico/científico para os produtores e dando acesso a linha de crédito”, disse, acrescentando a necessidade de dar mais celeridade à concessão de licenças ambientais, para que os produtores tenham acesso ao crédito.
A governadora Izolda Cela, por sua vez, destacou o compromisso do Governo do Estado com o produtor rural. “Precisamos reduzir as desigualdades no campo e um dos nossos compromissos é universalizar a regularização fundiária nos próximos anos, dando mais segurança ao produtor com a titularidade de terra”, frisa Izolda.
Também participaram da abertura, representando a Fiec, José Antunes Mota, presidente do Sindlacticinios; o titular da Sedet, Maia Júnior; a secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Carvalho; o secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Adece, José Rabelo do Amaral; a presidente da Adagri, Vilma Freire; e outras autoridades e executivos.
Ainda na solenidade de abertura, foi assinado um convênio entre o Sistema Faec/Senar e o Sebrae para a regularização de 100 fazendas de camarão e 100 laticínios no Ceará. O PEC Nordeste é uma realização do Sistema Faec/Senar, Sebrae-CE, e dos Sindicatos Rurais, com apoio de instituições parceiras públicas e privadas.
Homenagens
De volta a forma presencial, a solenidade de abertura do PEC Nordeste também contou com a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra (2020-2022): a Silvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do agronegócio (Sistema Sedet); Silvio Ramalho Dantas, liderança classista; José Wally Mendonça Menezes, reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE); desembargador Francisco José Gomes (Tribunal Regional do Trabalho); Rita Luiza Marinho Grangeiro, produtora rural; Eduardo Diogo, diretor do Sebrae Nacional.
Programação
Com foco na geração de oportunidades de negócio, na sustentabilidade ambiental e inovação científica, 12 segmentos do Agronegócio são contemplados na programação técnico-científica do seminário: Agroindústria, Apicultura, Aquicultura e Pesca, Avicultura, Bovinocultura de corte e de leite, Cajucultura, Caprinovinocultura, Equinocultura, Fruticultura, Floricultura e Suinocultura, por meio da realização de palestras, mesas redondas e oficinas. Como parte da programação técnica, acontece a III Mostra de Trabalhos Científicos, com a exposição de pôsteres de trabalhos nos segmentos que compõem a programação, incentivando a pesquisa e a apresentação de novas tecnologias no agronegócio. O PecNordeste traz ainda a ExpoPEC e o Encontro Estadual de Dirigentes do Agronegócio do Ceará.
Além do seminário, o evento conta com a realização da XXV Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários e a Ceará Fruit, Feira Nacional da Fruticultura Tropical Irrigada, com foco na fruticultura e novas tecnologias, que ocorrerá numa área de 7.500m2, com a participação de empresas e instituições ligados ao agronegócio.