Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC DISCUTE COM RELATOR DA MP NOVAS ALTERNATIVAS PARA RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS COM O FINOR

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Dr. Rodrigo Diógenes, juntamente com os presidentes dos sindicatos patronais rurais participaram de uma LIVE no ùltimo dia 31 de março, com o deputado federal Danilo Forte (PSDB-CE), relator da Medida Provisória 1017, quando discutiram a proposta, que autoriza a renegociação de dívidas com os fundos de investimentos regionais da Amazônia (Finam) e do Nordeste (Finor).

Esta Medida Provisória trata da liquidação/ renegociação das dívidas que foram contraídas com a implantação de empreendimentos produtivos nessas regiões com estes fundos.
Segundo o presidente da FAEC, a inadimplência do FINOR na região menos desenvolvida do país  é de 99 %, que decorre em grande parte, de situações econômicas inesperadas, ocorridas no período de estabilização da economia nas décadas de 1990 e 2000 e que devido a esta elevada insolvência as empresas nordestinas endividadas com o fundo não recebem novos financiamentos desde o ano de 2001.

O Deputado Federal Danilo Forte se comprometeu a atender no que for possível as reivindicações dos Setores da indústria e agricultura, criando melhores condições na liquidação/ renegociação dos que as que estão dispostas na Medida Provisória nº 1.017/2020, auxiliando as empresas endividadas resolverem esta pendência e assim poderem acessarem novos financiamentos, realizando novos investimentos gerando empregos na região mais pobre do pais, principalmente neste atual momento da crise econômica causada  pela Pandemia do Corona Virus. “ No relatório que preparei sobre a MP 1.017/2020, criarei  melhores condições de negociação de dívidas para empresas, auxiliando assim na recuperação delas, além de zelar pelos empregos que podem ser mantidos ou gerados”, afirmou Forte”

A FAEC agradece o diálogo construtivo, que o Deputado Danilo Forte teve com os seus presidentes de sindicatos na  busca por uma solução definitiva e da identificação de eventuais aperfeiçoamentos no texto desta MP com a finalidade de solucionar a insolvabilidade  do FINOR.

A entidade irá encaminhar aos demais parlamentares da bancada cearense do Congresso Nacional uma correspondência solicitando-lhes  o apoio para aprovação do Projeto de Lei de Conversão a Medida Provisória nº 1.017. e a identificação de eventuais aperfeiçoamentos.