O Sistema Faec/Senar/Sinrural promoveu na manhã do sábado (6), em Quixeramobim, o Encontro de Produtores Rurais no Sertão Central, o primeiro de uma série que o Sistema pretende realizar em outras regiões do Estado. Liderado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amilcar Silveira, o evento reuniu cerca de 2 mil produtores rurais, de todos os tamanhos.
Também participaram diversas lideranças políticas, entre prefeitos, secretários de Estado, deputados, e o senador Cid Gomes, além de alguns dos maiores produtores e industriais do agronegócio brasileiro. Juntos, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, sinalizaram unidade entre as instituições, mostrando a força do agro cearense. O governador Elmano de Freitas foi representado pelo secretário da SDE, Salmito Filho.
Dentre outras autoridades presentes participaram do encontro, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; a prefeita de Madalena, Sonia Costa; o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira; o deputado estadual Felipe Mota; o ex-deputado federal Capitão Wagner, dentre outras autoridades.
“Nossa intenção é a de promover a união de todos os produtores rurais do Ceará em torno de nossas causas comuns. Somos muitos, mas precisamos de ser fortes. Nossa união é hoje necessária porque se avolumam e são cada vez mais desafiadores os problemas que nos afligem. E juntos, somos mais fortes”, disse Amílcar Silveira. “Quixeramobim foi escolhida para sediar esse primeiro encontro por sua grande relevância para o setor produtivo do leite no Ceará. Esse é um evento histórico para Quixeramobim e para a Faec”.
O presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, destacou a grandiosidade do evento e assegurou que a Federação das Indústrias está pronta para ser parceira da Faec sempre que isto for necessário. “Temos de caminhar juntos, porque a agropecuária produz e a indústria transforma”, disse Cavalcante.
O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro, gravou uma mensagem que foi exibida aos presentes na qual parabenizou a liderança do presidente Amilcar. Já o senador Cid Gomes destacou a força do agro no Ceará. “A Faec hoje mudou de patamar. Não é mais uma entidade fechada em Fortaleza. Está cada vez mais presente em todo o nosso Estado. Amilcar conte comigo”, disse o senador Cid Gomes.
Entre os destaques do agronegócio cearense participaram do evento, Cristiano Maia, maior produtor de camarão do país e maior fabricante de ração animal do Nordeste; Edson Brok, maior exportador de banana do Ceará para a Europa; Tom Prado, sócio e CEO da Itaueira Agropecuária, grande produtora cearense de melão; Gilson Gondim, produtor e exportador de flores e plantas ornamentais; Raimundo Delfino, industrial têxtil responsável pela retomada da cotonicultura no Ceará; João Teixeira, bananicultor; e Cláudio Rocha, agropecuarista, dono de um dos mais conhecidos Haras do país. Também estiveram presentes o secretário Executivo do Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro, além do desembargador do Trabalho, Franzé Gomes.
Destaque também para os presidentes sindicais do Sertão Central, responsáveis diretos pelo sucesso do evento: José Ernando (Banabuiú), Carlos Bezerra (Ibaretama), Chico Almir (Madalena), Francisco Danúbio (Mombaça), Fausto Moreno (Quixadá), Maria Elizabeth (Senador Pompeu), e o anfitrião Cirilo Vidal (Quixeramobim).