Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Morada Nova troca cultivo de arroz por camarão

O presidente da Federação da Agricultura (Faec), Amílcar Silveira, o secretário de Recursos Hídricos do governo do Ceará, Robério Monteiro, e o superintendente de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro, visitaram, no muicípio de Morada Nova, uma área onde operou um projeto de irrigação federal voltada para o cultivo de arroz, onde hoje prospera a carcinicultura. Acompanhou a visita, o empresário Cristiano Maia, presidente da Camarão BR.

“O foco da Federação da Agricultura é o projeto de criação de uma classe média rural no Ceará. Em algumas regiões do Estado, isto já é uma realidade”, disse Amílcar Silveira sobre a expansão da carcinicultura em Morada Nova, em áreas antes utilizadas para o cultivo de arroz, e em outros municípios jaguaribanos.

Cristiano Maia está empenhado na superação de alguns gargalos que dificultam a atividade dos criadores de camarão no Vale do Jaguaribe. “Vimos homens e mulheres produzindo e vendendo camarão, obtendo uma renda que é mais de três vezes maior do que a que obtinham na rizicultura”, disse.

Um dos gargalos é a falta de licenciamento ambiental, que é emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Por este motivo, 95% dos carcinicultores daquela região, embora seguindo as boas práticas da aquicultura, operam de forma irregular.