Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Conselho de representantes da Faec aprova prestação de contas do exercício de 2022

O Conselho de Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) aprovou, por unanimidade e sem restrições, as demonstrações contábeis da Federação referentes ao ano de 2022. A prestação de contas foi realizada na tarde desta sexta-feira (26), no auditório da Faec, durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho. Conduzida pelo presidente da Faec, Amílcar Silveira, a reunião contou com a presença de 48 presidentes sindicais.

A apresentação da prestação de contas da diretoria foi feita pelo vice-presidente de Administração e Finanças, Luiz Mendes de Sousa, e por Maria do Socorro Correia, contadora da Federação. A pauta da Assembleia Geral incluiu ainda a escolha dos agraciados com a Medalha do Mérito Rural “Professor Prisco Bezerra” 2023, aprovada na Reunião da Diretoria Plena em 12 de abril; a participação ativa dos presidentes sindicais no PEC Nordeste 2023; e o convênio entre o Sistema Faec/Senar com a rede de farmácias Pague Menos/Extrafarma.

“Neste ano teremos o maior PEC Nordeste da história e a maior feira já realizada no Centro de Eventos do Ceará”, disse Amílcar Silveira ao apresentar a meta para o PEC Nordeste de 2024: dobrar de tamanho.Também foram tratados de demandas dos sindicatos e questões relacionadas à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Ao final do encontro, Amílcar Silveira apresentou o Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária do Ceará (Ciiagro) aos presidentes sindicais.

Lançamento Empretec Rural
No período da manhã, Amílcar Silveira e os presidentes sindicais participaram do lançamento do Empretec Rural, programa fruto de uma parceria entre Sebrae Ceará e Sistema Faec/Senar. Participaram da cerimônia de lançamento o secretário Executivo do Agronegócio do Estado do Ceará, Sílvio Carlos Ribeiro, e Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará. O evento contou com a palestra “Empretec Rural: Desenvolvendo Habilidades Empreendedoras para o Sucesso no Campo”, com o facilitador Ricardo Titericz.

O Empretec é o principal programa de formação de empreendedores do mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. O programa voltado ao produtor rural busca aumentar a rentabilidade, estimular novos negócios, criar novas oportunidades de emprego por meio de capacitação. O programa também incentiva a inovação em processos, produtos e serviços, além da adoção de práticas sustentáveis.