Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

BNB LEVA PROJETO DE DIFUSÃO TECNOLÓGICA DE DESSALINIZAÇÃO

20170626_160017

Através  de uma iniciativa da Federação da Agricultura e  Pecuária do Estado do Ceará – FAEC e do Sindicato dos Produtores  Rurais de Ibaretama, o Banco do Nordeste do Brasil-BNB   acaba de aprovar uma subvenção  econômica para desenvolver uma tecnologia inovadora , que visa   atender às regiões semi-áridas do Estado do Ceará, no que tange a distribuição de água de qualidade.

 

 O Projeto denominado “difusão tecnológica  de abrandador de água salobra” , iniciou suas atividades dia 26/06, com a reunião de planejamento  das ações que deverão ser encerradas no prazo de um  ano.  A previsão de instalação do equipamento (dessalinizador ) é de seis meses.

 

O projeto é coordenado pelo Presidente do Sindicato de Ibaretama Carlos Bezerra Filho  e segundo  ele, faz  parte do esforço da Federação em atender às demandas dos produtores rurais por água de qualidade, e o dessalinizador vai contribuir bastante. Ressaltou ainda, que em Ibaretama, a CNA/ A FAEC e o SINRURAL  já desenvolvem um projeto pioneiro de pesquisa com essências florestais em parceria com a EMBRAPA denominado Bioma Caatinga, local onde será instalada a nova tecnologia. No local, a  FAEC  conseguiu captar  recursos junto a CNA e  já instalou um poço profundo.

 

Participaram da reunião além de Carlos Bezerra, o professor da UFC,Lindomar Damasceno e  Paulo Airton Linhares , sócios da startup Policlay, Amanda Conrado,  consultora em gestão de projetos inovadores, a advogada Jussara Dias Soares, do Departamento  Jurídico da FAEC/SENAR-CE, José Antônio Sampaio, técnico  agrícola – Projeto Biomas  e Victor Emanuel Braga, do Setor Financeiro da FAEC.