Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar realiza visita técnica ao Projeto Forrageiras Para o Semiárido

O supervisor técnico do Sistema Faec/Senar/Sinrural, Eduardo Barroso, visitou, nesta semana, a Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Ibaretama, do projeto Forrageiras Para o Semiárido – Pecuária Sustentável. A iniciativa tem como objetivo, avaliar a produção e resiliência destes capins na condição de pastejo direto sob regime de sequeiro em regiões semiáridas.

“Durante a visita, foi possível acompanhar o manejo de suplementação de novilhas, com aptidão leiteira, que estão sob sistema de lotação rotativa de pastagens em regime de sequeiro”, disse Barroso. “Atualmente o lote está em pastejo direto no capim andropogon, com fornecimento de suplementos volumosos e concentrados, visando complementar as exigências nutricionais dos animais.”

Durante os estudos, além da avaliação do desenvolvimento e resistência dos capins, serão avaliados os ganhos de peso dos animais e a viabilidade econômica do sistema produtivo. No sistema de Novilhas de Leite, também foram implantadas áreas para produção de volumoso. Na URT, as variedades implantadas são a palma forrageira cv. Miúda e o sorgo ponta negra para produção de silagem.

O projeto é uma iniciativa da CNA, Instituto CNA e Embrapa e conta com 12 URT’s,das cadeias produtivas de Gado e Ovinos de corte e novilhas de leite, distribuídas em quatro unidades por categorias, instaladas no semiárido da Região Nordeste e norte de Minas Gerais.