Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Vacinação contra Febre Aftosa cresce em 2023

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em 2023 atingiu o índice 91,81% de vacinação de bovinos e bubalinos no Ceará, superando o resultado registrado no mesmo período de 2022 (91,31%). O rebanho cearense conta com 2,7 animais. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), coordenadora da campanha, que tem entre seus parceiros o Sistema Faec/Senar.

Dos 184 municípios cearenses, 12 atingiram o índice de 100%: Alcântaras, Antonina do Norte, Cariús, Graça, Itaitinga, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Morrinhos, Pacatuba, Piquet Carneiro, Senador Sá e Uruburetama. 120 municípios atingiram índice acima de 90%, 42 acima de 80% e apenas 10 municípios registraram índice de vacinação abaixo de 80%.

Primeira Etapa
A primeira etapa da Campanha foi realizada de 2 de maio a 17 de junho para compra da vacina, com prazo até 4 de julho para entrega da declaração da vacinação.

O objetivo é que os índices de vacinação contra a doença permaneçam acima dos 90% em todas as etapas das próximas campanhas, para que o Ceará obtenha o status de Estado Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Organização Mundial de Saúde de Animal (OMSA).