Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Carnaúba: Faec participa de visita à Fazenda Raposa para avaliar relações de trabalho no setor

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, do Sindcarnaúba, da Fetraece e da Associação Caatinga realizaram, nesta semana, uma visita técnica à Fazenda Raposa, localizada no município de Maracanaú, para avaliar as relações de trabalho no setor.

“A visita desta semana é parte de uma ampla pauta que visa conhecer melhor o segmento da carnaúba, desde a preservação da floresta, mercado, combate a plantas invasoras que destroem a carnaubeira, a produção de mudas, o reconhecimento da profissão de carnaubeiro e, principalmente, as relações de trabalho”, diz Francisca Ivonisa Holanda, coordenadora de arrecadação do Sistema Faec/Senar e membro da Câmara Temática da Carnaúba e do GT do Programa Trabalho Seguro. “A ação busca eliminar toda e qualquer forma degradante de trabalho na atividade do extrativismo da carnaúba”.

A visita contou com a participação do coordenador do Programa Trabalho Seguro do TRT, da 7ª Região, desembargador Franzé Gomes; do presidente do Sindcarnaúba, Edgar Gadelha; de Pedro Albuquerque, da empresa Carnaúba do Brasil, de Itarema, além de industriais do município de Russas.

Fazenda Raposa
Com uma área de aproximadamente 140 hectares, a Fazenda Raposa pertence ao Centro de Ciências Agrárias da UFC, desde 1969, quando foi doada pela Cia Ceras Johnson e, desde 2020, é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Entre as atividades da fazenda estão produção de mudas de carnaúba para plantio, bem como de outras espécies nativas.