Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Balanço 2018: Departamento Sindical fortalece ações nos Sindicatos

Como nos anos anteriores, o Departamento Sindical  da FAEC esteve  ao lado dos Sindicatos Rurais, orientando, levando informações e promovendo ações, no sentido de fortalecer cada vez mais  suas  atividades  juntos aos produtores rurais .  Uma das ações  que  destacamos em 2018 ,  foi o Seminário de Sustentabilidade Sindical,  realizado  durante três dias no Hotel Amuarama, em Fortaleza, com a participação do consultor Francisco Ribeiro,  que contou com a participação dos presidentes de Sindicatos, que tiveram a oportunidade de elaborar em conjunto com a Federação da Agricultura um planejamento estratégico para suas atividades. Foi um momento muito rico de  troca de informações e debates, sugerido pelo nosso Presidente Flávio Saboya que não tem medido esforços para promover a  manutenção dos nossos sindicatos, através de uma maior oferta de serviços.
 Nossos presidentes tiveram também a oportunidade de  conhecerem o trabalho de outros Federações e, participaram  em 2018  de vários eventos promovidos inclusive em outros estados, como foi o caso da EXPOINTER,  na cidade de Esteio no Rio Grande do Sul e da AGRISHOW,  em Pernambuco, tendo contato com novas tecnologias.   O PECNORDESTE  2018 – Seminário Nordestino de Pecuária , contou com a participação de mais de 100 caravanas de produtores , todas articuladas e organizadas pelo Departamento Sindical.
Com o apoio da nossa  Assessoria Jurídica e Assessoria Técnica, orientamos os produtores sobre renegociação de dividas rurais preenchimento do ITR e  do Imposto de Renda, sobre as mudanças no Cadastro Ambiental-CAR e no Funrural.   Confira Outras Ações :
-ELABORAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL DE 12 SINDICATOS;
-ORGANIZAÇÃO DE DUAS ASSEMBLEIAS ORDINÁRIAS DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA FEDERAÇÃO;
-ACOMPANHAMENTO DAS CERTIDÕES ESTADUAIS, FEDERAIS, TRABALHISTAS E FGTS DOS SINDICATOS;
-EMISSÃO DE GFIP´S;  RAIS, DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES E TRIBUTOS FEDERAIS;
-ORIENTAÇÕES TRABALHISTAS NOS CONTRATOS RURAIS DE ARRENDAMENTO, PARCERIA, COMODATO E EMPREITADA;
-EMISSÃO DE DBE-DOCUMENTO BÁSICO DE ENTRADA NA RECEITA FEDERAL;
-CONTROLE E EMISSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL JUNTO A RECEITA FEDERAL ;
-ORIENTAÇÃO SOBRE CNIR-CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS JUNTO AO INCRA/RECEITA FEDERAL.
-ELABORAÇÃO DE 452 DECLARAÇÕES DE IMPOSTO TERRITORIAL RURAL-ITR /2018.
Maria  Nilza Luna Lucas,
   Chefe  do Departamento Sindical da FAEC