Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher atende a 2.202 pessoas

Durante o ano  de 2018, o Programa Saúde do Homem e da Mulher do SENAR-AR-CE , atendeu a  2.202 pessoas, sendo 1.141 homens e 1.061 mulheres.  Foram 10 eventos e mais de 5.600 km rodados.  O Programa é uma das maiores ações de Promoção Social da nossa instituição, diz Carolina Machado  coordenadora de projetos e programas do SENAR-. Distritos longíquos, onde o acesso a informação e ações de  saúde são precários ou difíceis estão tendo a oportunidade de participarem desta ação. Este ano, foram 11 municípios, de todas as regiões do estado, onde os locais para acontecerem as ações são definidos pelo município em comum acordo com o  SINRURAL, nosso grande parceiro.

Essas  2.202 –  realizaram exames de papanicolau e PSA, cuja mobilização foi feita por  cada município .A  secretaria municipal  de saúde também  disponibilizou  outros serviços para a comunidade  tais como:  vacinação, testes rápidos, consultas médicas com clínicos gerais e médicos urologistas, checagem de pressão arterial e de glicemia, emissão de RG e  de carteira do trabalho, entre outros.

Para Carolina, a  mobilização dos vários setores dos municípios selecionados,  dos parceiros e da comunidade local, demonstra que fazemos a diferença, que aquele dia não é somente um dia de exames médicos, mas um dia em que o  homem e mulher do campo é a estrela do evento e recebe todas as honras de um dia destinado a ele.