Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Assistência Técnica e Gerencial : Senar já assiste a 455 propriedades no Ceará e está capacitando mais 17 técnicos para ampliar atendimento

DSC_0992Visando suprir uma necessidade do pequeno e médio produtor rural no Estado do Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Senar-Ce, está desde o ano passado prestando assistência técnica a produtores rurais interessados. O programa denominado de Assistência Técnica e Gerencial –ATeG, já atende hoje a 455 propriedades, em  38 municípios. A meta é aumentar essa clientela no próximo ano. Para tanto, o Senar está preparando novos técnicos  e entregando um software com a ferramenta de gestão de como administrar uma propriedade rural, disse o Diretor Técnico do Senar-CE, Eduardo Queiroz de Miranda .

O programa oferece uma metodologia inédita de assistência técnica com foco em adequação tecnológica, capacitação, gestão e meritocracia, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico
Produtivo Individualizado; Planejamento Estratégico;Adequação Tecnológica; Capacitação Profissional. Complementar; e  Avaliação Sistemática de Resultados. A assistência às propriedades rurais é acompanhada por técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, veterinários e zootécnicos treinados pelo Senar.

 

Treinamento/ Entrega do Software

Esta é a terceira  turma  de técnicos que capacitamos no estado do Ceará na metodologia do ATEG, disse o Diretor Técnico do Senar-CE, Eduardo Queiroz , durante o encerramento do curso ocorrido hoje, dia 17. Durante duas semanas, 17 técnicos  receberam todas as informações e no final,  passaram por um  treinamento  sobre o uso de um software que foi desenvolvido  para o lançamento de todos os dados das atividades da bovinocultura de leite e ovinocultura de corte. Esses dados vão facilitar toda a gestão da atividade na propriedade, ao longo de um ano.  Com esses dados sendo lançados ,a propriedade receberá informações que servirão para tomadas de decisões do produtor, auxiliado pelo técnico de campo e o supervisor, os profissionais que assistem àquela atividade para que eles decidam as mudanças necessárias para a  melhoria de toda a  atividade. Melhoria no sentido de produtividade, aumento da produção, redução de custos, implementação de algumas outras atividades, aumentando  a performance da atividade no setor rural.

DSC_0981É importante salientar que o software  servirá para auxiliar essas tomadas de decisões, sem os dados é impossível acertar com firmeza quais decisões precisam ser tomadas. Vemos muitos produtores trabalharem apenas pelo intuito, pelo conhecimento que receberam dos pais, e acabam não fazendo uma análise mais detalhada, destaca o Diretor Técnico do Senar-Ce

Estamos com as ferramentas de gestão, tanto a metodologia como o software para que o produtor possa escolher melhor o que fazer, e aí sim buscamos resultados deste trabalho que o SENAR está desenvolvendo em parceria com outras instituições aqui no Estado do Ceará e em outros estados do Brasil.

O projeto é inovador e traz uma visão não só técnica  mas da gestão do negócio, acredito que estamos no momento certo, saímos de cinco anos de seca e esperamos que este ano seja diferente, sendo um momento oportuno para nós retomarmos estas atividades com este viés que é a gestão do negócio. Esta é a metodologia que o SENAR desenvolve na Assistência Técnica e Gerencial – AteG.

O zootécnista Beto Machado que está participando do treinamento atende a mais de 30 produtores na região de Sobral, que estão na atividade da bovinocultura de leite e afirmou que vai repassar os conhecimentos obtidos para os produtores, para que eles possam se organizar melhor dentro da cadeia produtiva. O engenheiro agrônomo Claúdio Ribeiro Coutinho destacou a importância do treinamento para os técnicos, que serão pessoas capacitadas para dar continuidade ao trabalho de assistência técnica e gerenciamento de propriedades e empresas que atuem no segmento da bovinocultura de leite.