Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SOLENIDADE DE FORMATURA DA PRIMEIRA TURMA DE TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO MARCA UM NOVO TEMPO NA GESTÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS CEARENSES

Solenidade de formatura contou com a presença de várias autoridades

DSC_0342Fortaleza-CE – Durante a solenidade de formatura  de 42 Técnicos em Agronegócio  pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, realizada  no dia 23, de março último, no Centro de Negócios  do Sebrae-CE, o Presidente do Conselho de Administração do SENAR-CE e Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flavio Viriato Saboya, além ressaltar a criação em 2015, dos dois primeiros Pols da Rede e-Tec em Fortaleza e Cascavel, com 100 alunos, destacou  a importância deste novo profissional, que tem seu foco de atuação na gestão das empresas agrícolas, independente de porte, um fator de  fundamental importância para o sucesso de qualquer empreendimento, notadamente no agronegócio, sujeito a intentos riscos e incertezas.

Representando o SENAR-Administração Central, esteve  presente  à solenidade o Diretor da Diretoria de Inovação e Conhecimento – DIC, Luiz Tadeu Prudentes Santos. Segundo ele , o SENAR já está com mais de 100 Polos da Rede e-Tec  espalhados pelo Brasil, entrando de forma muito forte na educação formal, através deste Curso de Técnico em Agronegócio. “Nossas metas são bem ambiciosas abrimos 5 mil vagas por ano, hoje nós já temos uma carência em vários processos e já constatamos a falta desse profissional no mercado onde existe uma demanda para esse tipo de formação.”

O Superintendente do SENAR no Ceará ,Sérgio Oliveira da Silva um dos homenageados  no evento também fez questão de destacar que o  principal desafio do Técnico em Agronegócio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, este profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural e também é responsável por executar ações sociais e ambientais, visando à sustentabilidade dos negócios rurais..

Ana Kelly Claudio Gonçalves, Diretora Técnica do SENAR/CE  falou da sua satisfação em estar participando da formatura da primeira turma do Ceará e de  ver o SENAR entrando de maneira  muito forte na educação formal, reconhecendo um  profissional tão importante é que muito vai ajudar o produtor rural. A Coordenadora Regional da RedeEtec, Carolina Machado fez um balanço  indicando que o Ceará tem atualmente 114 turmas funcionando, em quatro Polos presenciais e mais de 280 alunos matriculados.

 

AUTORIDADES OPINAM

DSC_0431“Vejo este momento como muito importante para a melhoria  do  agronegócio,  como um todo  passando pela viabilidade econômica ,administração  e gestão da propriedade . Além desses importantes papéis o técnico em agronegócio pode atuar n o controle. O governador Camilo Santana  parabeniza a todos” , disse o secretário da Agricultura, Aquicultura e Pesca , Euvaldo Bringel. O Secretário Estadual  do  Meio  Ambiente, Artur Bruno também deu sua opinião sobre a nova profissão:  “Essa formatura capacitou novos técnicos que agora estão  legalizados  profissionalmente e que os jovens estão atrás de se  capacitarem.  Fico feliz que o Sistema FAEC/SENAR possam  possibilitar os jovens  se capacitarem e terem um diploma.”

Já  o Diretor Técnico do Sebrae-Ce, Alci Porto Gurgel, informou que quando  nós temos no mercado técnicos mais preparados isso eleva o padrão de qualidade  na assistência, estaremos com muito mais condições de gerar novas empresas e novos empregos. Nós entendemos que i agronegócio interage desde o setor primário, à cadeia produtiva da logística , então formar profissionais com essa nova  visã  é muito importante, está de parabéns a FAEC e o SENAR.”

O deputado estadual Carlos Matos, afirmou: ” Sem duvida este é um grande feito  que o SENAR realiza, pois o produtor precisa cada vez mais estar preparado para enfrentar os desafios do Semiárido  o Técnico em Agronegócio , vai ser muito útil na gestão da propriedade rural , portanto parabenizou o SENAR por colocar no mercado estes novos profissionais

Durante a formatura, os alunos fizeram o juramento , receberam seus  certificados dos padrinhos e madrinhas, descerramento da placa e  depois participaram do ato de comemoração com o arremesso do Capelo.

A turma do Polo de Fortaleza  com 13 formandos, foi denominada de Pioneiros do Agronegócio, homenageou  o tutor  Carlos Brasil e escolheu como Paraninfo: o instrutor Giovani Rodrigues.O  Orador docente foi Antonio Moreira Barroso Net e o Orador discente: Antonio Jose Oliveira Almeida.Já a  turma do  Poli de Cascavel com 29 alunos, escolheu o ex- superintendente do SENAR/CE : Paulo  Helder de Alencar Braga, como Homenageada sécias, a gestora: Paula Cavalcante de Alencar Braga, como Paraninfo: Carlos Brasil. A oradora  docente:,foi   Maria Gabrielle Santana e o Orador discente: Glácio Souza Araujo.

Na ocasião foram homenageados com uma placa pelo apoio na execução dos Polos Presenciais,  o Presidente do Conselho de Administração do SENAR, o Superintendente do Senar-Ce e a Gestora do Departamento de Educação, Karilena Montenegro.

 

OUTRAS PRESENÇAS

Além das autoridades já nominados, participaram também da solenidade  os Presidentes de  Sindicatos Rurais de vários municípios, o Presidente da OCB-CE, João Nicédio Nogueira,  , o  vice-presidente de Administração da FAEC, Carlos  Bezerra Filho,, a Diretora do Departamento Sindical, Nilza Luna, Diretora Administrativa /Financeira do SENAR, Francileite Furtado assessora e  servidores do Sistema FAEC/ SENAR, instrutores   professores  e convidados.

 

 

CONHEÇA QUEM SÃO OS FORMANDOSDSC_0419

POLO DE FORTALEZA :

1-         ADRIANO GOMES SOARES

2-        ANTONIO CARLOS BERNARDINO

3-        ANTONIO JOSÉ OLIVEIRA ALMEIDA – ORADOR DISCENTE

4-        ARI JUNIOR BEZERRA DE SOUSA

5-        BRENO COELHO DE VASCONCELOS

6-        FRANCISCO HERIBERTO SOUSA SOARES

7-        IANA MARIA DE SOUZA OLIVEIRA

8-        ISAC VILSON COUTINHO

9-        JAMISON MOURA DOS SANTOS

10-      JOSÉ ADILSON ALVES DA SILVA

11-       LUCAS CAVALCANTE CAMPOS FROTA

12 –    NAPOLEÃO PINHEIRO GUERRA

13-      RAIMUNDO LAERTO DE LIMA FILHO

 

 

POLO CASCAVEL: DSC_0478

1-         ANTONIO NATANAEL PEREIRA DA COSTA

2-        ANTONIO NILTON GOMES DIEB

3-        ANTONIO REGINALDO PEREIRA DE SALES

4-        ANTONIO RONALDO PEREIRA DE SALES

5-        DANIELE RODRIGUES DOS SANTOS

6-        FRANCISCA MARIA DA COSTA FERREIRA

7-        FRANCISCA SONAYRA PINTO MONTEIRO

8-        FRANCISCO ARTUR DIAS FERNANDES

9-        FRANCISCO AURENÍ TORRES DE LIMA

10-      FRANCISCO RODRIGUES CAETANO

11-       GIRLÂNE DOS SANTOS OLIVEIRA

12-      GLACIO SOUZA ARAUJO – ORADOR DISCENTE

13-      JALMIR SILVA BARROS

14-      JEAN PAULO MAIA SANTOS

15-      JOSÉ MARTINS DA SILVA JUNIOR

16-      JUAN DA CÂMARA CORDEIRO CONSTANTINO DA SILVA

17-      KARLA DA FONSECA SILVA

18-      LIDIANE DE OLIVEIRA SOARES DO NASCIMENTO

19-      LUISA DOS SANTOS SILVA

20-     LUZIA MÁRCIA DA COSTA

21-      MARCELO TEIXEIRA DINIZ

22-     MARIA EVARISTO DA SILVA MELO

23-      MARIA LINO CASSIANO

24-     MARIANA PINHEIRO SILVA

25-      NATIVIDADE SILVA DE OLIVEIRA SALES

26-     OCELINO DIEB LEITE

27-      REGIVÂNIO DANTAS DA COSTA

28-     SANDRA MARIA SALES PEREIRA

29-     ZITA MARIA DE LIMA SOARES