Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO discute fortalecimento das Secretarias municipais de Agricultura

A meta é que todos os municípios tenham secretarias organizadas

        O desafio de instalar secretarias municipais de agricultura e meio ambiente estruturadas, com recursos humanos e materiais definidos nos municípios foi lançado, ontem, dia primeiro, pelo COMDETC-Conselho de Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, durante reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto, ocorrida no auditório da Associação  dos Criadores do Ceará-Acc, dentro do Parque de Exposições da Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA-onde se realiza desde domingo a 59ª EXPOECE.

AGROPACTO 2013 FOTO

 A reunião contou com a presença do Secretário Nelson Martins, que prometeu engajar-se na luta por entender a importância dessa estrutura para o desenvolvimento da agropecuária, no controle de produção, de doenças, do seguro-safra, entre outros programas governamentais que estão diretamente ligados ao meio rural. O Secretário destacou a importância do Agropacto, “que é a instância maior do movimento da agropecuária cearense que se reúne durante todo o  ano, são  cerca de 40 reuniões anuais e  18 anos de atuação” . Nelson Martins destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Faec, na negociação do milho para o Estado, na implantação de programas de convivência com o semiárido, inclusive o programa de segurança alimentar animal. Na ocasião foi instalada a Câmara Setorial da Ovinocarinocultura, com 14 componentes sob a presidência do presidente do Clube do Berro, José Amilcar Silveira, que com certeza vai contribuir para a melhoria do segmento no Estado que conta hoje com 76 mil produtores, disse o secretário.

 O Presidente do COMDETEC, engenheiro agrônomo Hélio Chaves iniciou sua explanação apresentando um oficio ao secretario Nelson Martins, do município de São Luis do Curu onde é secretário de Agricultura e Meio Ambiente, solicitando reforço das sementes para o Programa Hora de Plantar, que esse ano está com o mesmo valor do ano passado, pois seu município só recebeu semente de feijão e milho, solicitou sementes para outras culturas. O secretário Nelson Martins informou na ocasião que o Governador está assinando portaria dispensando o pagamento dos agricultores, mas uma vez, devido ao problema da seca, e que a SDA está negociando com o ministério do Desenvolvimento Agrário mais sementes para o Estado.

 Uma das metas do presidente do COMDETEC é incentivar a criação do Fundo Nacional de Revitalização das secretarias Municipais de Agricultura, construir parcerias com os municípios para elaboração de programas de desenvolvimento sustentável, valorização dos secretários, fortalecimento da entidade através da contratação de no mínimo uma equipe formada por: agrônomo, veterinário e técnico agrícola. “Somos mal aparelhados, pouca gente capacitada, não temos carro, o ideal seria ter um carro e uma moto pelo menos, entre outras deficiências apontadas , sem esquecer a falta de recursos  que não são alocados “, disse Hélio Chaves.

 O Presidente da FAEC e coordenador do Agropacto, Flávio Saboya acha que é possível fazer uma agenda comum com as secretarias municipais, oferecendo a capacitação gratuita através do SENAR – braço direito da Faec, e anunciou que no inicio de novembro, haverá um treinamento de produtores para a implementação do programa de forragem animal, em parceria com o BNB. Ele destacou também o endividamento rural, onde a FAEC tem um consultor especializado sobre o assunto.  Como sugestão, Saboya apontou que as secretarias municipais de Agricultura deveriam ter uma dotação especifica, através de um projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, “uma campanha que a Faec e a CNA, abraçariam desde que   abranja  todo o semiárido”,disse .  Informou também que acaba de ser criada a ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, uma entidade ligada à CNA, que vai trabalhar a assistência técnica dos produtores rurais através do Senar, nos 26 estados da federação.

 COMDETEC QUER MAIS APOIO ÀS SECRETARIAS

 Fundado em 1994 o COMDETEC – Conselho de Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, é uma entidade que congrega os secretários municipais e está presente hoje em 80 % dos municípios,  lançou  a  ideia de  juntamente com a SDA chegar a 100 por cento dos municípios. Hélio Chaves, secretário no município de São Luis do Curu, disse que assumiu a presidência do COMDETEC em abril deste ano, acreditando que ainda há um espaço muito grande a ser desenvolvido neste sentido, já realizou inclusive uma reunião com os secretários da Serra da Ibiapaba e o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura dentro do PECNORDESTE, com a participação de 70 por cento dos dirigentes, onde aconteceram palestras do secretário Nelson Martins, do vice-presidente da Aprece e do presidente da Faec, seguindo-se um congraçamento através de um almoço.

 O presidente do COMDETEC, lançou ainda algumas ideias como a de desenvolver o projeto  Poupança Verde, iniciado no  município  de Nova Russas, este programa já está  em mais de 20 municípios,  feito em parceria com a iniciativa privada, coordenado pelo ex-prefeito Chico Rosa, através do plantio de essências florestais  da Região; realização de  uma audiência em São  Luís do Curu, debatendo o assoreamento do Rio Curu, reunião no  CONPAM, para discussão de ações ambientais conjuntas, participou ainda  de seminário sobre a transposição do Rio  São Francisco, esteve em audiência com o secretario Nelson Martins, a quem solicitou maior relacionamento entre as secretarias. Ele criticou a assistência técnica hoje ofertada pelo governo e elogiou a atuação do Sebrae e do Senar-Ce, apontando  que sem o crédito  rural orientado é impossível o produtor atuar com segurança, pedindo  mais apoio. Ele classificou como importantes parceria dos municípios com os programas de cisterna de placa, garantia safra, vacinação contra a febre aftosa, construção de adutoras, açudagem, praticas agrícolas, preparo do solo e introdução de outras culturas.Destacou também  a importância do Programa Balde Cheio, desenvolvido em parceria pelo Sebrae e Senar-Ce, oferecendo seu município para a  instalação de uma unidade demonstrativa , haja vista a recuperação da atividade leiteira  com qualidade no Estado. Sobre o programa de reserva estratégica de forragem lançado pela Faec, Hélio Chaves disse ser fundamental para a sobrevivência do rebanho, diante das intempéries que a região está submetida, sendo necessário levar a todos os municípios do Estado a aderir a tal programa.

  INSTALADA A CAMARA SETORIAL DA OVINOCAPRINOCULTURA

 O Presidente do Clube do Berro, José Amilcar Silveira, disse que a Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura vai marcar um novo tempo na Ovinocaprinocultura do Estado, com a implantação de diversas ações, infirmando que existem no Ceará cerca 76 mil produtores de caprinos, que tem o Carneiro ou o bode como seu símbolo, o que mostra nossa aptidão pela criação, que agora no período da seca foi a grande salvação do pecuarista, quando o produtor vendeu o bode para manter o seu rebanho bovino.

O secretario executivo da SDA, Antônio Amorim, destacou também a importância da Câmara Setorial da Caprinovinocultura, informando que o bode pode ser criado em todo lugar, e que o leite de cabra pode ser mais bem aproveitado na alimentação humana e até como remédio, embora desde 2009, tenha sido iniciado um programa de fortalecimento do setor. Segundo ele, desde 1973 tínhamos um rebanho de 17 milhões de ovinos no Brasil e em 2012, ainda temos o mesmo rebanho, considerando que este numero precisa ser melhor pesquisado, sendo  necessário  aumentar o plantel , pois temos as condições climáticas para tal. Ele informou que recentemente a SDA abriu licitação para aquisição de 105 mil quilos de carne de ovino para utilização na merenda escolar e que ninguém se habilitou para o edital.

 Para o diretor do Centro Nacional de Caprinos da Embrapa,Evandro  Vasconcelos , o que falta para o segmento é foco , desenvolvimento da cadeia produtiva, hoje nós  temos tecnologias disponíveis na Embrapa,  sem precisar aumentar o número  de matrizes chegando  a uma produção igual ao da Austrália,que  é uma dos melhores do mundo. Sugeriu  instalar um polo de genética em caprinos e ovinos que poderá aumentar em 10 vezes o numero de animais abatidos no Estado.

  SOBRAL TERÁ  CENTRO DE EXCELÊNCIA NA OVINOCAPRINOCULTURA

 O superintendente do Senar-CE , Anizio de Carvalho Junior, anunciou durante o Agropacto   que o SENAR-CE vai  implantar  um Centro de  excelência na ovinocaprinocultura , que será  instalado na cidade de  Sobral, através de uma escola de formação de técnicos  agropecuários de nível  médio. Segundo ele, a CNA já oficializou a criação deste Centro ,  que terá uma contrapartida do governo do Estado, conforme  entendimentos já mantido pelo presidente da Faec,Flávio Saboya  com o governador Cid Gomes. ” Esperamos  que estes alunos saiam de lá especializados para trabalhar na região, e assim possamos fortalecer esta atividade tão importante na região semi-árida, disse Anizio Junior.

Eduardo Queiroz, coordenador técnico do Senar-Ce levantou a bandeira de melhorar a qualidade do leite no Ceará, ( Leite Legal) dando maior atenção ao Programa ,  que  poderá ter a parceria das prefeituras municipais e do COMDETEC.