Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

ESTANDE FAEC/SENAR/SEBRAE MOVIMENTA EXPOECE 2013

O local ajuda produtores e desenvolve o agronegócio local

DSC04146

A 59ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2013) que teve início no último dia 29 e segue até o próximo domingo (06) vem trazendo resultados positivos para criadores, produtores e empresários do ramo da agricultura. Um dos destaques da Expoece é o estande da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), que em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-Ce) e o Serviço de Apoio as Micro e Peq Emp do Est do Ceará (Sebrae-ce) está movimentando o agronegócio de forma eficiente.
O estande conta com a presença de 13 quiosques que trazem diversas opções de produtos da área rural, como artesanato, derivados do leite e da cana-de-açúcar. Eles contam com receitas da culinária regional. Mel, cachaça, redes com trabalhos de renda, doce de leite e rapadura atraem compradores de todo o Ceará. Além dos produtos à venda, o estande conta com uma sala de oficinas gratuita para os interessados em aprender técnicas para reaproveitamento de alimentos e um quiosque do SEBRAE-Ce, que está no lugar para dar suporte e ajudar os produtores cearenses.
Os representantes do SEBRAE Carlos Paulino e Heveraldo Peixe estão coordenando o estande, que também conta com a ajuda de um zootecnista para esclarecer produtores. Dentro do espaço ocorrem serviços de consultoria e livros relacionados à agricultura. Caroline Rosa, que trabalha na área de agronegócio do SEBRAE, comenta sobre a participação da instituição no evento. “Para os produtores um evento como esse é muito importante, com o estande eles possuem uma maior facilidade para entrar no mercado. Aqui nós temos um ambiente repleto de informação e negociação. O produtor desenvolve seu espírito de vendas e ainda pode obter lucros. É algo muito interessante para eles”, afirma Caroline.
Para a artesã Daniele Sampaio, que trabalha com a mãe e pertence à Associação dos Artesãos de Caucaia (Arteca), um dos principais objetivos é valorizar o regional. “O nosso objetivo é não deixar o artesanato morrer. Hoje em dia, a gente vê que está muito escasso, e o que é nosso deve ser mais valorizado. O turista parece dar muito mais valor ao que vem da nossa terra, e isso é muito triste. Nós temos que mostrar orgulho da nossa arte, da nossa comida, da nossa região. Essa feira ajuda nisso, é uma boa oportunidade para ver nosso trabalho sendo reconhecido”, ressalta Daniele, que trabalha com artesanato há sete anos.
A Feira também traz produtos de origem animal, como é o caso do quiosque “Capril do Estácio” que trabalha com artigos derivados da raça de cabra sannem. O proprietário Maurício Estácio trabalha com esses caprinos há 17 anos e sua criação está localizada no município de Messejana. Para ele o negócio está favorável e em processo de expansão. O produtor trabalha com cerca de 60 animais e produz várias receitas do que eles oferecem, como o doce de leite, trufas, entre outros.

O estande do Sistema Faec/Senar/SEBRAE continuará na Expoece 2013 até o fim da exposição e espera continuar realizando sua missão, que é colaborar para o reconhecimento e desenvolvimento dos produtores do Ceará.

SENAR OFERECE OFICINAS GRATUITAS NA EXPOECE

Na última terça-feira (01) teve inicio no estande do Sistema. FAEC/SENAR/SEBRAE-CE, localizado dentro do Parque de Exposição Governador César Cals, onde ocorre a 59ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece 2013), uma das oficinas ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-Ce, com o tema “Palma para alimentação humana”. O curso teve início às 14hrs e tratou de um assunto importante para a população cearense: o reaproveitamento de forma positiva e saudável da palma forrageira.

oficinas

A oficina foi ministrada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-Ce, Iraci Loiola, produtora no município de Tauá, que há 15 anos trabalha no ramo de alimentações alternativas e há cerca de 4 anos, descobriu a palma como um produto inovador e aproveitável. A produtora comenta sobre seu contato com a palma. “Descobri a palma durante uma oficina no PECNordeste 2009, e desde então resolvi colocar em prática tudo que aprendi. Pra mim, a palma se tornou muito mais que um alimento, virou uma ótima oportunidade. Acredito que ela não deva ser encaixada como algo que simplesmente é a última opção de alimento, mas sim, ser vista como um alimento saudável e que deve estar presente no nosso cotidiano. A palma é algo que faz realmente muito bem”, ressalta Iraci.
O conteúdo que envolve a oficina mostra os benefícios que este alimento pode trazer. A palma antes era vista como algo que supria somente a alimentação animal, mas hoje, sabe-se que essa cactácea pode nutrir tanto quanto qualquer outro tipo de alimento (a carne, por exemplo). Além disso, a planta é mais acessível, barata e tem um fácil sistema de plantio. Vale lembrar que a palma possui nutrientes importantes para o nosso organismo, como as vitaminas A e B, o ferro, a fibra, a clorofila e o cálcio.
Para a artesã Eliete Sampaio,o curso tem um papel importante. “Descobri o curso por meio de uma amiga, e como sempre me interessei por culinária e coisas novas, resolvi comparecer. Acho que esse curso é essencial para todos do campo e da cidade. É uma pena que nós da cidade não ligamos muito, porque temos muitas opções, mas acho que devemos valorizar, pois isso é algo que a natureza nos oferece, é gratuito. Através da oficina vi que o homem do campo tem muito para nos ensinar”, comenta a profissional.
As oficinas todas gratuitas, irão se estender até a próxima sexta-feira (04) e ensinarão também como reaproveitar o caju de forma mais saudável e eficiente, com receitas e sugestões de preparo.
Maiores informações:
Assessoria de Imprensa Sistema Faec/Senar-Ce
jornalista responsável:Silvana Frota-MTB-432
85-35358038-99819640
Estagiária de Comunicação : Vitoria Matos