A Rodada de Negócios da Apicultura na Faec, realizada nesta sexta-feira (14), movimentou mais de R$ 6,6 milhões em prospecção de negócios, por meio dos bancos parceiros (BNB, Banco do Brasil e Caixa). Cerca de 100 produtores e empresas foram atendidos pelas instituições ao longo do dia. Ao todo, a rodada de negócios reuniu mais de 250 participantes, entre produtores rurais, empresas e estudantes de todo o Ceará.
“Hoje o Sistema Faec/Senar atende mais de 1 mil produtores de mel no Ceará. Queremos dobrar esse número”, disse o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Para isso, temos que estimular a geração de negócios e atrair novas indústrias. Precisamos agregar valor ao mel produzido no Ceará e voltar a exportar”.
Amílcar destacou ainda que o mel produzido no Ceará, majoritariamente orgânico, tem mercado comprador nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No entanto, o produto cearense, hoje, é beneficiado em outros estados, de onde são exportados. “Queremos que as exportações do nosso mel saiam do próprio Ceará”.
Palestras
O evento contou com a participação do deputado federal pelo Rio Grande do Sul e líder da bancada do Agro na Câmara, Alceu Moreira, que falou sobre o projeto de fomento à agricultura familiar por meio da desburocratização das atividades produtivas. A programação inclui ciclo de palestras (Qualidade do Mel, Manejo do Apiário e Comercialização do Mel), e exposição de produtos em 10 estandes de empresas e entidades relacionadas com a cadeia do mel.
A Rodada de Negócios da Apicultura foi realizada por meio de uma parceria do Sistema Faec/Senar com o IFCE.