Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar quer dobrar produção de leite na região de Senador Pompeu

Representantes do Sistema Faec/Senar com membros da Cooperativa Beira de Pista.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, visitou, nesta quarta-feira (27), a “Comunidade de 12km”, no município de Senador Pompeu, para tratar de ações voltadas ao fomento da pecuária leiteira no município. “A nossa ideia é dobrar a produção de leite na região de Senador Pompeu”, destacou Silveira. “Vamos fomentar o desenvolvimento das cooperativas”.

Juntamente com o prefeito de Senador Pompeu, Maurício Pinheiro, a presidente do Sindicato Rural de Senador Pompeu, Elizabeth Saraiva, e o diretor administrativo financeiro da Faec, Luis Mendes, Silveira se reuniu com produtores que fazem parte do Programa Nosso Leite e com membros da Cooperativa Beira de Pista.

 

Realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura de Senador Pompeu, o Programa Nosso Leite oferece consultoria em gestão da propriedade rural, reprodução e sanidade do rebanho, além de cursos de capacitação. A Cooperativa Beira de Pista, por sua vez, recebe apoio do Sistema Faec/Senar e Assistência Técnica Gerencial (ATeG) do programa Agronordeste do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Bacia leiteira
A região do Sertão Central concentra a maior bacia leiteira do Ceará. A expectativa é impulsionar a produção por meio dessas iniciativas. Segundo dados do IBGE, a pecuária de leite no Ceará acumulou crescimento de 63% na produção entre os anos 2015 e 2019, passando de 489,3 milhões para 797,4 milhões de litros por ano.