Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Sistema Faec/Senar levará Programa Saúde do Homem e da Mulher a Quixadá

O presidente da Faec, Amílcar Silveira, recebeu nesta quarta-feira (31) o prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, e a secretária de Saúde do Município, Lady Arruda Mota, para tratar da realização do Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher, que será realizado em outubro, em Quixadá.

Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará (Senar-CE), o programa oferece atendimento gratuito à população da zona rural, com exames preventivos como PSA (Preventivo do Câncer de Próstata) para os homens e o Papanicolau (Prevenção do Câncer do Colo do Útero) para as mulheres. A expectativa é atender 120 homens e 100 mulheres. A ação também promove palestras educativas sobre higiene pessoal, planejamento familiar, dentre outros temas.

Programa
O Senar Ceará leva até o município o caminhão do programa e uma equipe especializada para a realização dos exames preventivos e a prefeitura municipal se encarrega de providenciar uma equipe para apoio aos atendimentos e o local para a realização dos exames. Para 2022, a meta é realizar 20 ações, beneficiando aproximadamente 2600 homens e 2400 mulheres em todo o Estado.