Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Senar Ceará inicia projeto de licenciamento ambiental para o setor de camarão

Representantes do Sistema Faec/Senar iniciaram nesta semana o projeto de licenciamento ambiental para produtores de camarão, iniciativa que conta com o apoio técnico do Sebrae Ceará. A meta inicial é conceder 100 licenças mas, diante da demanda do setor, a expectativa é de que o número seja significativamente maior.

“Esse é um momento histórico para a gente. É um projeto que o Sistema Faec/Senar vem trabalhando desde o início do ano e a nossa meta é viabilizar 100 licenças ambientais. No entanto, acreditamos que esse número será muito maior, uma vez que grande parte da atividade está sem licenciamento no Ceará”, destacou o assessor técnico ambiental do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Ceará (Senar-CE), Ivan Botão de Aquino.

O presidente do Sindicato Rural de Aracati, Antônio Kaminski, ressaltou o impacto da iniciativa para a geração de empregos na região. “A regularização é muito importante porque é uma atividade de grande valia para o município e que gera muitos empregos”.

Atualmente, as licenças ambientais estão entre os principais gargalos da carcinicultura cearense. Por meio da parceria entre o Sistema Faec/Senar e o Sebrae, os produtores serão orientados durante todo o processo de licenciamento. E o Sebrae irá custear cerca de 85% do valor cobrado para os estudos técnicos exigidos pelos órgãos ambientais.

A desburocratização do setor da carcinicultura é uma das prioridades do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amilcar Silveira.