Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR-CE ATENDEU MAIS DE 800 MULHERES DA ZONA RURAL COM EXAME DE COLO DO ÛTERO

FORTALEZA- CE – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/CE  encerra hoje  dia 4 de fevereiro, pelo distrito de Sucesso, no  Município de Tamboril,  a primeiro case do Programa Útero é Vida- 2016, que  tem como objetivo incentivar a prevenção do câncer do colo de útero da mulher rural através de exames clínicos de Papanicolau. Uma unidade móvel  especial do Senar Nacional composta por consultório móvel (2) e mesa ginecológica  percorreu  os distritos da zonal rural realizando os atendimentos que tem a parceria das prefeituras municipais que disponibilizam os profissionais da área de saúde.O resultado  do exame è  entregue em 15 dias e è gratuito. O  programa teve inicio no Cearà  no dia  18 de janeiro , pelo município de Ipaumirim , dia 26, em Aurora, dia 28, em Lavras da Mangabeira e dia 30 de janeiro, no município  de Grangeiro. Durante todo o dia, de 8 às 17 horas foram realizadas
O encerramento da programação contou com a presença  do Superintendente do Senar- CE, Paulo Hélder de Alencar Braga, que se disse satisfeito com os resultados obtidos  nos  cinco  Municípios  beneficiando mais de 800 mulheres, uma mèdia de 150 por Município, destacando que a Saúde da mulher è essencial e traz enormes resultados na qualidade de vida das famílias do campo, que tem tido poucas oportunidades em relação a saúde , principalmente  quem mora na zona rural e  que o cancer è uma das doenças que mais mata  mulheres. A  presidente do Sindicato dos Produtores  de Tamboril, Jussara Dias, informou que este programa do Senar è muito importante para a mulher do campo , que em sua grande maioria nâo tem acesso a esse  tipo de exame, tem medo de realizar o exame, por isso oferece tambèm uma palestra antes do exame e um dia de lazer para ela e sua familia.
O Útero é Vida é o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero realizado pelo SENAR Nacional em various estados , em  parceria com os Sindicatos Rurais e Prefeituras. Seu objetivo é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres do meio rural. É um serviço gratuito. Alèm do exame, a equipe  do Senar oferece  um dia de ação voltado inteiramente para atendimento da mulher da zona rural. As participantes fazem exames de detecção da doença, assistem a palestras  e têm acesso ao espaço beleza, onde podem fazer cortes de cabelo, escovas e manicure. Simultaneamente às atividades da mulher, acontece um espaço recreativo e educativo para as crianças. Assim, enquanto as mães realizam os exames, assistem às palestras e cuidam da beleza, as crianças ficam envolvidas em diversas atividades de lazer. .
O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceara- FAEC, Flavio Saboya , disse que o Programa  Útero é Vida vem sendo desenvolvido desde 2013 pelo Senar no Ceará e já atendeu a mais de três   mil  mulheres trabalhadoras rurais, foi criado pela então Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA,  Katia Abreu, que hoje è Ministra da Agricultura, Pecuária è Abastecimento. Por  seu mulher, a senator a Katia Abreu teve a sensibilidade de entender essa problemàtica, levando para mais  proximo  este tipo de Serviço para a mulher do campo, com resultados enormes.
O que é o Programa?
O SENAR – Administração Central realiza um diagnóstico e identifica as localidades que não são cobertas pelas equipes de saúde.Após, estabelece parcerias entre SENAR – Administração Regional do Ceará, a Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.
Público:
Mulheres rurais em idade sexual ativa e que estão com seu exame atrasado há mais de 02 (dois) anos ou que nunca realizaram o exame Papanicolau.
O Câncer do Colo do Útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres .Com aproximadamente 530 mil casos, o câncer do colo de útero é o responsável pelo óbito de 275 mil mulheres por ano.
 Confira abaixo a programação realizada no Ceará :
Dia 18 de Janeiro – Município de Ipaumirim, no distrito de Felizardo
Dia 26 de Janeiro – Município de Aurora
Dia 28 de Janeiro – Município de Lavras da Mangabeira
Dia 30 de Janeiro – Município de Granjeiro
Dia 04 de Fevereiro – Município de Tamboril,distrito de Sucesso