Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR aproxima o campo do público urbano em Brasília

Entidade promoveu oficinas de horta orgânica durante evento realizado em parceria com a TV Globo Brasília

 

Abre1Brasília (10/04/2017) – Neste domingo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) levou para a principal via de lazer de quem vive em Brasília um pouco do que faz no campo há 25 anos. A entidade promoveu oficinas de horta urbana durante o evento “Meu Eixão”, em parceria com a TV Globo Brasília.

 Na altura da Quadra 108 sul, uma estrutura montada com muito verde chamou o público para uma aula grátis de horta urbana. A cada trinta minutos, os técnicos do SENAR Thiago Campos e Roziron Louzeira orientavam as pessoas sobre como aproveitar pequenos espaços para o cultivo orgânico de hortaliças e temperos em garrafas pet, vasos e jardineiras. Foram passadas dicas sobre o local ideal, luminosidade, preparo da terra, irrigação, nutrição, transferência de mudas para o lugar definitivo e como fazer uma sementeira.

“As dúvidas são, principalmente, quantas vezes eu devo irrigar o meu vaso, qual a planta que eu posso colocar no sol, qual a planta que eu boto na sombra. Estamos tendo uma participação muito grande das crianças e das famílias, que trazem as suas dúvidas e nós estamos tentando passar essas informações de forma bem prática e ilustrativa”, ressalta Thiago.

Nem o sol quente impediu as pessoas de parar no estande do SENAR e acompanhar tudo com muita atenção. Seguindo o lema da entidade, que é “Aprender fazendo”, em cada oficina um participante era convidado para transformar uma garrafa pet, preparar a terra e plantar uma muda, que depois poderia ser levada para casa.

“Parei para tentar comprar uma planta aromática, que eu gosto muito, e eles avisaram que era para demonstrar no cursinho que o SENAR ia apresentar. Dei uma voltinha e retornei para assistir o curso. Fui convidada a ser voluntária na demonstração e fiquei muito feliz”, declara a aposentada Ilneides Soares de Carvalho, que foi a primeira “ajudante” das oficinas.

As crianças também se interessaram pela atividade e aprenderem a plantar sementes em copos de água,  usados durante o evento. Luíza da Costa Rodrigues, de 11 anos, conta que já cultiva mudas de alecrim, rúcula, coentro e flores em casa e que agora pretende ampliar a sua horta.

“Aprendi que a gente tem que colocar o barbante que a raiz puxa sozinha. Como tirar só um pedaço do alecrim sem machucar a planta. Hoje, as pessoas desmatam as florestas e quando a gente planta mais, mais oxigênio ela fornece pra gente” recomenda.

 

Participantes levaram presente para a casa

As oficinas do SENAR despertaram o público para a produção de alimentos mais saudáveis através de uma atividade que também pode ser considerada uma terapia prazerosa. No final, os participantes ganharam sementes de manjericão e cebolinha para colocarem em prática o que aprenderam nas demonstrações.

“Já perdi algumas mudas e achei essa oficina muito interessante para aprender a replantar e matar certas pragas que têm com produtos naturais, que eu mesma posso fazer. Agora vou aumentar a horta que eu tenho casa. Eu ainda não tenho um pé de couve e com essas dicas, eu posso comprar uma muda de couve e não vou perder ela tão facilmente”, observa a aposentada Rita Cássia dos Santos.

“Primeiro vou comprar o substrato que eu não tenho e plantar o manjericão. Tenho feito algumas tentativas de plantas. O que pinta na frente, até abacate, eu vou plantando. É muito interessante você ver que pode ser utilizado uma garrafa pet, algo que muita gente não imagina que sirva pra isso”, salienta o aposentado José Maria Béber Salles.

 No final, o saldo foi muito positivo. Aproximadamente 450 pessoas participaram das 15 oficinas realizadas ao longo do dia pela entidade. Além de levar saúde para a mesa dos brasilienses, a ação foi importante para divulgar o trabalho que o SENAR já desenvolve no setor rural  e que ainda é desconhecido por muita gente. Durante as atividades, também foi divulgado o aplicativo SENAR em Campo. A ferramenta permite assistir e baixar vídeos de curta duração sobre temas técnicos em diferentes cadeias produtivas,  elaborados pela equipe de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR, incluindo o vídeo sobre a produção de calda natural para combater pragas, ensinada pelo Thiago na oficina.

“Esse tipo de oficina demonstra muito interesse de quem vive na cidade por questões ligadas a horticultura urbana, ao cultivo orgânico, e muitas vezes as pessoas não sabem como fazer.  O SENAR já trabalha com várias ações nesse sentido no campo, então um evento como esse é muito importante para a gente poder mostrar as técnicas adequadas para que não ocorram perdas e a população possa consumir um alimento de melhor qualidade”, avalia o coordenador nacional de ATeG do SENAR, Matheus Ferreira.

 

Assessoria de Comunicação do SENAR

Foto: Tony de Oliveira

(61) 2109-4141

www.senar.org.br

www.facebook.com/SENARBrasil

www.twitter.com/SENARBrasil

www.canaldoprodutor.tv.br