Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

SENAR APRESENTA SUAS AÇÕES EM  REALIDADE AUMENTADA NO CEARÁ

Layout2_FBeTT_UmaJanelaParaOFuturoDoBrasil_918x918px
Uma tela de led de alta  definição nas dimensões de  6 metros de comprimento por 3 metros de altura,(18 metros )  permite a interação  de elementos virtuais  que representar o  AGRO Brasileiro, animais e plantas.
Além de aproximar o público urbano do universo rural, a ação de realidade aumentada, que começou em um shopping de Brasília, no mês de fevereiro, já passou também  para Manaus e Porto Alegre , chega ao Shopping IGUATEMI, no Ceará, no período de 3 a 9 de julho próximos, na Praça do elevador panorâmico. A apresentação faz parte da programação do PECNORDESTE que será realizado no Centro de Eventos do Ceará no período de 6 a 8 de julho.
A ação, tem outro papel importante: mostrar o trabalho que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolve, há 25 anos, no Brasil. Com a ação de realidade aumentada, o SENAR leva o campo para a cidade, com a tecnologia que proporciona a interatividade das pessoas com imagens virtuais. O mundo real e o virtual se misturam na projeção de figuras de animais e plantações em um cenário filmado, o que visto de forma simultânea, em um telão separado, passa a sensação de se estar no ambiente de uma fazenda.
È uma tecnologia inédita  no Brasil, disse Marcos José Rebouças, Diretor da Agência  TDA Brasil, com sede em Brasília.
A ação faz parte da campanha “Uma janela para o futuro” e teve inicio no Shopping Pátio Brasil, em Brasília, até o dia (20/2). Outras capitais do Brasil deverão receber a tecnologia de realidade aumentada nos próximos meses.
SENAR NO CEARÁ
No Ceará, o SENAR- CE comemorou esse ano, 24 anos criado que foi no dia 22 de abril de 1993, para oferecer capacitação ao homem do campo e seus familiares. Ofereceu gratuitamente nesses 24 anos, 20.717 eventos (cursos) atendendo a 190.380 mil produtores, com uma média de 18 participantes por turma e uma carga horária de 826.461 horas/aula. Os cursos de Promoção Social tiveram início a partir de 1996 e hoje já representam 30% do total. Possui 103 instrutores e oito supervisores de campo.
Além dos ações de Formação Profissional Rural- FPR e de atividades de Promoção Social – PS com uma oferta de 98 tipos, o SENAR- CE oferece sozinho ou em parceria com os Sindicatos de Rurais e com o SEBRAE- CE ,onze programas especiais, dentre os quais destacamos: Inclusão Digital, Sertão Empreendedor, Negócio Certo Rural, Sindicato Forte, Competitividade e Sustentabilidade da Atividade Leiteira, Gestão de Qualidade. Merece destaque especial a implantação de quatro Polos da Rede de Ensino à Distância,dois dos quais já agora em 2017, com a oferta do curso Técnico em Agronegócio, que já beneficiam 209 participantes e a prestação de Assistência a Técnica e gerencial a 450 propriedades rurais.
No ano de 2016 foram executados com os recursos próprios do SENAR AR/CE, 1.119 eventos, sendo 631 ações de Formação Profissional Rural – FPR, 273 atividades de Promoção Social – PS, 201 ações dos Programas Especiais e 14 ações dos Recursos Humanos, sendo 17.642 horas/aula de FPR, com 12.060 treinandos, 8.980 horas/aula de PS, com 4.591 participantes, 9.792 horas/aula de PE, com 5.467 treinandos e 1.820 horas/aula de RH, com 102 participantes.
75 MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ ASSISTIDOS
“Se a agropecuária brasileira é hoje”  pop”  e tecno é porque avançamos nas pesquisas e inovação. Mas o sucesso do setor que contribui com o crescimento do País não teria acontecido sem educação. É o que o SENAR faz há 25 anos. Tira as pesquisas das prateleiras da Embrapa, de universidades e outras entidades e leva para o campo, em forma de cursos de formação profissional, presenciais e a distância, ações de promoção social e assistência técnica”, destaca o secretário executivo do SENAR, Daniel Carrara. Ao longo da sua história o SENAR contabiliza mais de 75 milhões de brasileiros atendidos, gratuitamente. Só em 2016 foram 3,4 milhões.