Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO DE GERENCIAMENTO DA ÀGUA PARA IRRIGAÇĀO É DEBATIDO NO AGROPACTO E ESTÁ ENTRE OS DEZ FINALISTAS DO GOOGLE

O drama da seca para os agricultores do Nordeste, a falta de estudos mais apurados de como melhor utilizar a água na Agropecuária, bem como a gestão correta da água nas bacias  hidrográficas  que só  vai aconteceu através da gestão  da informação,foi discutido hoje, 31, na reunião do AGROPACTO, quando o Diretor de Agronegócios da ADECE, Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima,apresentou um estudo voltado para o melhor gerenciamento da água  destinada á Agricultura Irrigada, iniciado  ano passado com a participação do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura – INOVAGRI, e apoio  da SEAPA, COGERH, SRH, SDA, e FAEC. O estudo já concluído chegou a várias conclusões, entre elas as mais importantes como definir as culturas prioritárias para o Estado, visando o menor  uso de  água  na irrigação, e a adoção  de medidas  técnicas para a alocação da água na Agropecuária, de acordo com a necessidade, saindo  do empirismo praticado até  agora, para uma ação de base  tecnológica do setor.

O estudo focou em duas bacias hidrográficas do médio Jaguaribe, com 9 Municípios, e do baixo Jaguaribe, com 13 Municípios, envolvendo 36  mil hectares de área Irrigada. O objetivo foi definir o uso racional da água nas atividades de Agricultura irrigada, como critérios de aplicação, culturais prioritárias, indicadores técnicos para sua aplicabilidade, o que mudar de bacia para bacia no tempo e no espaço. Mas, apesar de ser um estudo de visibilidade técnica, o importante é que tanto os gestores de recursos hídricos, quanto os usuários, poderão contar com um assessoramento correto para quanto, como e quando Irrigar, disse o Diretor da ADECE.

Para realizar esse estudo, o INOVAGRI, com o apoio da ADECE, apresentou uma proposta de criação de um novo Sistema de informações pela internet, que interessou ao Google. Esse Sistema conectará o Sistema de Assessoramento ao irrigante (s@i) ao Sistema de assessoramento a bacias hidrográficas (s@bh),  gerando o Sistema de assessoramento para uso da água  na Agropecuária (s@ua). Referido projeto foi considerado inovador dentro da temática “Desafio de Impacto Social 2016” pelo Google, e o mesmo está concorrendo entre 10 finalistas no Brasil, sendo o único do Nordeste. A votação vai até o dia 14 de junho por meio do Site (www.desafiosocial.withgoogle.com) e escolher a opção INOVAGRI. Os três primeiros colocados receberão 1,5 milhão de reais para dar continuidade ao projeto anterior, e iniciar novos estudos em outras bacias hidrográficas, iniciando com a bacias do Salgado e Alto Jaguaribe, por onde vão chegar as águas do Rio São Francisco.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceara- FAEC,  Flávio Saboya o tema é da mais alta importância pelos  problemas que estamos vivenciando, com a falta d’água. O Deputado Carlos Matos, ex-secretário de Agricultura Irrigada do Estado, presente a reunião do AGROPACTO realizado na sede da FAEC avaliou o estudo de gerenciamento das águas destinada a Agricultura Irrigada apresentando pela ADECE com o apoio do INOVAGRE, como fantástico. Não vai faltar sol no Nordeste, mas água vai faltar, então é importante usar essa PESQUISA.  Ele Prometeu colocar recursos na LDO, em fase de discussão na Assembleia Legislativa e sugeriu também destinar, 10% do FIT para pesquisa e recursos hídricos. Temos que começar a discutir a outorga da água não de uma forma punitivo, mas através de um Sistema de bonificação para o produtor ao invés de simplesmente puni-lo. O Deputado sugeriu a FAEC criar um Prêmio de eficiência hídrica, que foi imediatamente aceito pelo presidente da FAEC, Flavio Saboya.

O Diretor de Agronegócios da ADECE explica ainda, que o estudo tem base científica e contou com contribuição de pesquisadores de universidades nacionais e internacionais, citando o caso dos pesquisadores da Universidade da Califórnia, que propuseram a instalação de estações metereológicos para o monitoramento da área irrigada, essas estações já são utlizadas na Região de Napa Valley, na Califórnia, e vêm permitindo uma economia da água para produção agrícola. O estudo da ADECE sugere 28 estações para as Regiões do Médio e Baixo Jaguaribe, cujos recursos da ordem 2,5 milhões estão sendo negociados com o Banco Mundial. O projeto total envolvendo a soma de R$ 3,5 milhões podem diminuir com a captação do projeto do Google, que já contempla parte dos recursos, disse ele.

O projeto concluiu, por exemplo, que a Palma Forrageira é uma das culturas mais promissoras para o Semiárido Nordestino, pois ela só consome de 5.500m3/ por ha/ ano, e produz 400 ton por ha/ano, ao contrário estudo aponta que algumas culturas como a banana que, por ser uma cultura permanente necessita de aproximadamente de 20 mil m3/ha/ano. Se falarmos da carcinicultura em viveiros, ela necessita de 32 mil m3/ha/ano, porém, é quem gera a maior receita liquida. É isso que o trabalho quer mostrar para que políticas públicas possam ser criadas para definir critérios de prioridade do uso da água no Setor.