Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E MELHORAMENTO GENÉTICO DA BOVINOCULTURA DE LEITE NO ESTADO DO CEARÁ

Os embriões produzidos por Fertilização in Vitro (FIV), por criatórios especializados em seleção genética, proporcionam um avanço genético de 5 a 7 gerações, ou seja um avanço genético mínimo de 25 anos, enquanto a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) avança, no máximo, 5 gerações, pois depende da seleção genética das matrizes que serão inseminadas.

Diante disso, a Faec firmou um convênio com o Sebrae para disponibilizar embriões de alto valor genético aos pequenos e médios produtores do Ceará, com o objetivo de proporcionar o avanço do rebanho bovino leiteiro cearense, por meio de consultorias especializadas em melhoramento genético.

O Projeto de Fertilização in Vitro do Ceará irá contemplar mais de 900 produtores com 2.700 prenhezes, ao longo dos três anos de ação. Os laboratórios produtores dos embriões, possuem, obrigatoriamente certificação junto ao Ministério da Agricultura.

Assim, cerca de três mil animais de alto valor genético, oriundos de doadoras e reprodutores testados e avaliados em provas de desempenho genético, irão compor o rebanho cearense.

Para mais informações, entre em contato com seu Sindicato Rural: https://faec.org.br/sinrural/encontre-seu-sindicato-rural/