Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa Sindicato Forte busca fortalecer produtores rurais que pedem a liberação do Programa Milho Balcão para todos

DSC_1240Durante todo o dia de hoje, 11, cerca de 50 presidentes de sindicatos rurais do Estado do Ceará, estiveram reunidos no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária o Estado do Ceará-FAEC , para discutir as propostas para o Plano Anual de Trabalho- de  2017 , onde uma das  metas é a ampliação do programa  Sindicato Forte,  que vem sendo desenvolvido    no Estado,  em cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Senar-Ce e   a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA,   visando a melhoria  e a sustentabilidade  sindical.

A coordenadora do Departamento Sindical, Nilza Luna  disse que atualmente  12 Sindicatos aderiram ao Termo de Cooperação Técnica e Financeira com o Senar- Sindicato Forte,  mas  a meta é chegar a  20,   até o final deste  ano e  dobrar a meta em 2017. O lema do Programa Sindicato Forte é prestar  bons serviços ao produtor rural e o  Sindicato serve para desenvolver pessoas e serviços para melhoria da  vida dos associados dentro do Sindicato, ressaltou Nilza Luna.

O Presidente da FAEC, Flávio Saboya e o Superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder Braga,  participaram da abertura do evento e estão empenhados no cumprimento das metas , pois somente com um Sindicato Forte, atuante,  teremos produtores fortalecidos, disse o Superintendente do Senar-Ce, que pediu o engajamento de todos  e solicitou a demanda por treinamentos para 2017. O Coordenador Técnico do Senar, Eduardo Queiroz, explia que o Senar tem uma oferta de  tipologia de 60 cursos na área de Formação profisional Rural-FPR  e 24, na área de Promoção Social-PS

O Presidente do Sindicato Rural de Quixeramobim, Cirilo Vidal, disse que seu município produz uma média de 100 mil litros de leite/mês, e que o Sindicato precisa ser revitalizado,  e oferecer mais treinamento, anunciando que vai inaugurar no próximo mês um programa de rádio, com informações importantes visando atrair maior número de associados. Já o presidente do Sindicato de Crateús, Narcélio Gomes, disse acreditar que o Programa Sindicato Forte poderá dar um apoio  aos produtores da Região que tem uma produção muito grande de caprinos e ovinos, sem esquecer, no entanto , a bovinocultura.

Fausto Fernandes, presidente do Sindicato de Quixadá disse que não só aderiu ao Programa Sindicato Forte, como ao Programa Sertão Empeendedor, que está levando assistência técnica e gerencial a 25 produtores do município, que é um dos grandes produtores de leite do Estado. Vamos reivindicar que a assistência técnica do Senar-CE  seja ampliada para mais municipios, pois os produtores sentem muita carência desse tipo de serviço, disse Fausto.

Programa Milho-Balcão da CONAB

Na ocasião, os presidentes de Sindicatos manifestarem sua insatisfação com uma portaria do Ministério a Agricultura e Pecuária  -Mapa,  que restringe a compra do milho através do Programa Venda em Balcão da CONAB, para produtores com área de até 4 hectares. e pediram a interferência do Presidente da FAEC, junto a Conab.  O Presidente da FAEC,  Flávio Saboya, por  sua vez, informou que já encaminhou a  solicitação à Conab e que convidou o Presidente  nacional, para participar de uma reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-Agropacto, promovido pela Federação , que já está marcada a  para o dia 13 de setembro próximo. Os produtores se queixam que a saca de 60 quilos do milho está sendo comercializada na maioria das cidades  entre  R$ 60,00  a 64,00, quando no Programa Balcão custa R$ 54,00.  Saboya anunciou que em   alguns estados, como o de Santa Catarina estão vendendo para todos os produtores, sem limite de área.

SOBRE O PROGRAMA SINDICATO FORTE

O Sindicato do Produtor Rural é o principal parceiro do Senar na realização de ações de Formação Profissional Rural-FPS e atividades de Promoção Social-PS. O  Programa Sindicato Forte preocupa-se com três áreas : a legitimidade do sindicato no cenário nacional, maior integração com outras instituições   e a representatividade perante seus associados.

Atualmente, o Senar-Ce, oferece 60 tipologias de treinamentos dentro do FPS e 24 no PS, inclusive implantou dois Polos de Ensino à distância oferecendo o Curso de Técnico em Agronegócio, e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial, em 38 municípios do Estado onde foram implantadas ações do Programa Empreendedor Rural, em parceria com o Sebrae-Ce;

Imprensa Sistema FAEC/SENAR-CE

Data: 11/08/2016

Maiores Informações: 3535808022-Coordenador Técnico do Senar-Ce- Eduardo Queiroz

Superintendente do Senar-Ce- Paulo Helder Braga- 9-91991155