O programa SDE Itinerante, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do município de Marco, na zona norte do Estado, está indo as localidades do município com o objetivo de visitar produtores e , principalmente a zona rural e apresentar a referida Secretaria, seus Programas e Projetos que já se encontram disponíveis a todos os munícipes.
Conforme informou o Secretário Junior Osterno, a SDE Itinerante visa ao mesmo tempo, levantar demandas das comunidades sobre novos cursos, oficinas e consultorias que sejam de interesse deles, como também com o objetivo de cadastrar a todos e montar o primeiro banco de dados que auxiliará a SDE a monitorar e acompanhar com melhor exatidão seus projetos e assistidos..
Nesse sentido já foram realizados 80 encontros, em 28 comunidades, com duas mil pessoas atendidas. Além do programa de requalificação do Projeto de Irrigação baixo ACARAÚ, a SDE está introduzindo o plantio da palma forrageira em duas fazendas, do Dadá Xavier e Luis Xavier, que estão sendo acompanhados pelo técnico Natanael Vasconcelos, da SDE.
A partir das reuniões realizadas estão surgindo novas demandas como o
-Programa de Desenvolvimento da Avicultura;Programa de Desenvolvimento de Pesca Artesanal e em Tanques Redes; Programa Costurar e Empreender;
E por último surgiu uma demanda de cursos na área de “mecânica de motos” para jovens entre 17 e 30 anos. Mais de 60 jovens já se inscreveram para o curso que será ofertado em meados de Agosto ou Setembro.
No ultimo dia 9 de julho, o Secretário Júnior Osterno, esteve participando do AGROPACTO sobre Avicultura na sede da FAEC, oportunidade em que manteve contato com o Superintendente do SENAR-CE, Sergio Oliveira da Silva, visando futuras parcerias do SENAR, através de vários cursos de capacitação na área rural.