Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Programa de Fertilização in Vitro contribui para o melhoramento genético do Sertão Central

Lançado no primeiro semestre de 2023, nos municípios de Milhã e Senador Pompeu, o Programa de Fertilização in Vitro (FIV), realizado pelo Sistema Faec/Senar em parceria com o Sebrae Ceará, é um caso de sucesso no aprimoramento genético do rebanho leiteiro cearense e, consequentemente, na melhoria da renda do produtor rural por meio do aumento da produtividade.

Em Solonópole, no Sertão Central, o projeto beneficiou sete produtores e 16 animais em 2023. Neste ano, outros sete produtores do município foram contemplados, totalizando 147 animais pré-selecionados e 130 inseminados. Desde o início do projeto, foram confirmadas prenhezes em 115 animais no Sertão Central, número que deve ser superado neste novo ciclo do programa.

Alriberto Pinheiro, presidente do Sindicato Rural de Solonópole, ressalta que, com a identificação das doadoras selecionadas entre as fêmeas é possível garantir boa genética e características desejadas para os futuros animais.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, destaca o papel estratégico da parceria com o Sebrae para o fortalecimento da atividade agropecuária cearense. “A nossa expectativa é que esse melhoramento genético adicione cerca de 500 mil litros de leite por dia à produção cearense, o que representa um incremento de 25% na produção do Estado. E o Sebrae tem sido um grande parceiro nosso.”

Amílcar Silveira ressalta que a iniciativa busca disponibilizar embriões de alto valor genético a pequenos e médios produtores do Ceará, com o objetivo de contemplar cerca de mil produtores ao longo de três anos, adicionando ao rebanho cearense mais de três mil animais com elevado padrão genético.