Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PRESIDENTE DA FAEC PEDE INCLUSÃO DE. AÇÕES PARA A PECUÁRIA NO PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

A propósito da sessão realizada hoje,26,  na Assembleia Legislativa para debater as ações de combate à estiagem, proposta por áquela  Casa,  o Presidente  da Federaçao d Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, Flávio Saboya disse  que pessoalmente e  como dirigente da  Faec só tenho que cumprimentar os  palestrantes  pelas a contribuições   feitas sobre o   tema, todas consideradas pertinentes. Todavia, para ele, existe uma outra faceta que até o presente momento  não foi discutida  e que merece um rápido debate, promovido inclusive pela própria Assembleia, trata-se das atividades econômicas.”  Nós sabemos que o semiárido cearense ocupa mais de  85% da área total do estado e que ali são desenvolvidas atividades voltadas à  Pecuária, com  a possibilidade de enfrentamento de um novo período como afirmou a própria  Funceme durante exposição , podendo  ocorrer um aniquilamento dos rebanhos, o que poderá resultar no desaparecimento dessas atividades no estado do Ceará.

Para Flávio Saboya há  necessidade urgente de definir uma proposta  de segurança alimentar dos rebanhos, que não está proposto no plano de Convivência com a seca  do Governo do Estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária  estima em números que o rebanho  do estado  do Ceará, tem um valor estimado em aproximadamente 5 bilhões de reais, representando isso  todo o patrimônio genético do Estado, conseguido pelo esforços  dos produtores rurais do Estado indepdentemente do porte desses criadores.

 A definição de uma  política objetivando salvaguardar  esses rebanhos ( bovinos, caprinos, ovinos) é da  mais alta. Importância, dessa forma propomos que a Assembleia , Governo do Estado e as entidades representativas do setor se unam na elaboração  das alternativas que possam minimizar essa questão , esse é um apelo que fazemos nesse momento, acrescenta Flavio Saboya.

Ele  convidou hoje  o secretário de Desennvolvimento Agrário do Estado, Dedé  Teixeira,  para participar como pá,estreante da próxima reunião do  Agropacto dia 10 de março, cujo tema versará sobre o Plano de Convivência com o Semiárido.

 ATT.Asssessoria de Imprensa SistenaFAEC/SENAR-Ce

Contatos: 3272.2148/9213-o613 -Flavio Saboya