Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Presidente da Faec apresenta propostas para o agro cearense ao secretário Salmito Filho

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, recebeu, nesta quinta-feira (28), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, para tratar de demandas do agro cearense e de ações conjuntas, entre Sistema Faec/Senar e Governo do Estado, voltadas para o desenvolvimento do setor. Também participaram da reunião o secretário Executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro, empresários e produtores.

“Estamos aqui para apresentar a proposta de plano de trabalho para o agronegócio cearense”, disse Salmito Filho ao solicitar a colaboração do Sistema Faec/Senar para o plano do Governo do Estado para os anos de 2023 e 2024. “Queremos ouvir da Faec sugestões para o plano que será apresentado ao governador Elmano de Freitas”, disse.

Amilcar Silveira, por sua vez, entregou ao secretário demandas de curto e médio prazo para serem analisadas pelo Governo, como apoio para o uso dos perímetros irrigados de forma eficiente e sustentável, e ações voltadas para a segurança no campo, com a criação de uma delegacia rural. “Queremos contribuir e ser parceiros”, disse Amílcar.

Já o secretário Silvio Carlos destacou o potencial de crescimento do agro cearense na agricultura irrigada voltada para culturas de maior valor agregado. “Ainda temos muitas fronteiras agrícolas a serem exploradas”, disse. Na ocasião, os convidados conheceram o Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária do Ceará (Ciiagro).