Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Prefeitura de Santana do Acaraú compra carne de frango de avicultores assistidos pela ATeG/SENAR

Avicultores de Santana do Acaraú que recebem, desde fevereiro, assistência técnica e gerencial do SENAR modificaram não apenas as instalações e equipamentos, mas, sobretudo, a forma de pensar e agir em relação a atividade

Produtores mudaram não apenas as instalações e equipamentos, mas, sobretudo, a forma de pensar e agir em relação a atividade, lembra o zootecnista Caio Vasconcelos, técnico da ATeG/SENAR. 

Produtores avícolas de Santana do Acaraú iniciaram hoje, 18 de outubro, o abate de 3200 frangos produzidos por 21 criadores assistidos, desde fevereiro, pelo Programa AgroNordeste – ATeG/SENAR. A Prefeitura de Santana do Acaraú garantiu a compra da produção, após 70 dias de desenvolvimento, para fornecer na alimentação escolar dos estudantes da rede municipal de educação.

O projeto contou com a assistência técnica gerencial do Senar (AgroNordeste -AteG/SENAR), com a parceira da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú – COOPASA que financiou a compra de um lote pintos da linhagem pesadão vermelho, assegurando a ração inicial até os 28 dias, composta de milho, soja e núcleo e as vacinas para prevenção das principais enfermidades da região.

Ao todo, a Prefeitura garantiu a compra de mais de 7t de carne que serão servidas na merenda das escolas santanenses.

“A parceria entre as instituições locais e estaduais por meio do cooperativismo e da união dos produtores resultou em um desenvolvimento acima do esperado, fruto do comprometimento e empenho das instituições e dos produtores envolvidos que obtiveram resultados satisfatórios”, avalia o zootecnista Caio Vasconcelos, técnico da ATeG/SENAR, responsável pelo grupo local.

Ele recorda o início do trabalho quando boa parte dos produtores não contavam com instalações adequadas para o alojamento dos animais. “Realizamos um trabalho de conscientização, mobilização e incentivo para que hoje pudéssemos colher estes frutos”, comemora o zootecnista.

“Iniciativas como essas que nos inspiram exemplos de como contribuir e fortalecer a geração de renda no meio rural com a aquisição de de produtos oriundos da pecuária municipal. É uma felicidade compartilhar essa alegria com os avicultores santanenses”, destaca o presidente do Sistema FAEC/SENAR, Rodrigo Diógenes.

Além deste animais de corte, no início de maio, foram comprados 500 pintainhas de postura da linhagem Embrapa 051, direcionados para cinco produtores pertencentes ao grupo da ATeG. Estes animais completaram 13 semanas de idade, no último domingo, 15 de agosto, e espera-se o início da produção de ovos no final de outubro as aves estão completando 20 semanas e passaram a fase de postura. A expectativa com base no nível produtivo é de cerca de 12 mil animais por mês apenas com este grupo de produtores acompanhados pela ATeG/SENAR.