Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PECNORDESTE VAI OFERECER AÇÕES DE SAÚDE E CIDADANIA AO PRODUTOR RURAL

As ações envolvem Saúde, Educação e Meio Ambiente, além de oferecer oficinas gratuitas de capacitação em várias áreas, o XIX Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, vai montar num espaço de 80 metros quadrados dentro do estande do Sistema FAEC/ SENAR- CE. Espaço de Cidadania no Campo, onde serão ofertadas ao produtor rural ações em três ambientes: Saúde, Educação e Meio Ambiente. Através de uma parceria com as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Fortaleza, serão realizadas medição de pressão, glicemia, vacinação e orientações de um modo geral sobre alimentação saudável. Um fisioterapeuta e um massoterapeuta também estarão à disposição para orientações. A decisão final foi tomada ontem à tarde, durante reunião promovida pelo Coordenador geral do PECNORDESTE, Paulo Helder de Alencar Braga, com alguns  coordenadores setoriais, servidores do sistema FAEC/Senar-Ce e seis jovens do programa CNA jovem .

Na área da Saúde, em parceria com as secretarias de saúde do Estado e do município de Fortaleza, serão feitas medição de pressão arterial, glicemia, vacinação e orientações sobre alimentação Saudável. Um profissional de Fisioterapia e outro em massagem terapêutica farão atendimento gratuito aos produtores e suas famílias.

Na área de Educação o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar vai divulgar os tipos de cursos que disponibiliza, numa lista que envolve mais de 40 cursos, cujo cadastramento será feito on-line e ainda os Programas: AGRINHO, concurso que premia alunos das escolas públicas da zona  rural há 11 anos,  o Programa CNA Jovem , o Pronatec Rural,  a Faculdade CNA e o Centro de Excelência em Ovinocaprinocultura, este último,   deverá ser instalado no segundo semestre, na cidade de Sobral, voltado para a educação tecnológica no campo. Haverá inscrições para os programas da Rede e-Tec  de ensino à distância, outra ação nova do Senar aqui no Ceará.

O coordenador da Comissão Tecnico-científica do PECNORDESTE, Eduardo Queiroz de Miranda, informou que serão montados no estande  maquetes de projetos exitosos  desenvolvidos pelo Senar, entre eles um sobre criação de galinha caipira e outro sobre hidroponia.

ATT Jornalista Silvana Frota