Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

PECNORDESTE DIVULGA PROGRAMAÇÃO TÉCNICA DO SEGMENTO DE APICULTURA NO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA

O Sistema FAEC/SENAR-CE montou um estande na Feira do XXI Congresso Brasileiro de Apicultura e 7° Congresso Brasileiro de Meliponicultura para divulgar as ações do PECNORDESTE 2016. Além das ações do PEC, a Associação Cearense do Mel – ACMEL, também participa do estande com os seus associados. A abertura oficial do Evento ocorreu ontem, às 18h, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará. O coordenador Técnico do SENAR-CE, Eduardo Queiroz representou o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya durante a abertura do evento.

A programação do evento constará com 06 palestras Magnas com participação de todos os Congressistas, abordando temas de interesse geral do segmento, 16 Workshops; 16 mini cursos, além de eventos paralelos inerentes ao Setor. Dando atenção especial ao processo de cadastro, emissão e valorização da portabilidade da Carteira Nacional do Criador de Abelhas, categorias Apicultor e Meliponicultor.

A apicultura no estado do Ceará caracteriza-se, quase que exclusivamente, pela produção de mel de abelhas africanizadas (Apis mellifera L.). O mel cearense é um produto de boa qualidade e de bastante procura no mercado internacional, principalmente pelos países da Comunidade Européia e Estados Unidos, principais importadores. O Estado, no ano de 2010, exportou US$ 9,721 milhões depois de haver exportado US$ 14,317 milhões em 2009, em função da redução das chuvas no Estado em 2010.

A apicultura também é uma das cadeias setoriais do Pecnordeste 2016, que acontecerá nos dias 21 a 23 de junho próximo, no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições seguem com preços promocionais até o dia 17 de maio. Para maiores informações acesse o site: www.pecnordestefaec.org.br ou através do telefone: (85) 3535 8038.

Confira abaixo, a programação da Apicultura para o Pecnordeste:

PROGRAMAÇÃO PECNORDESTE 2016

SEGMENTO APICULTURA *

Sob Coordenação de José Everton Alves, o segmento da apicultura irá oferecer 13 palestras sobre os mais variados assuntos, como o serviço que apiário e um meliponário presta ao ecossistema, introdução de rainhas dando suporte à divisão de colônias de abelha africanizadas, como alimentar abelhas melíferas de forma eficiente, a rentabilidade da meliponicultura e a introdução de rainhas melhoradas geneticamente nos apiários.Além de oficina de beneficiamento de pólen apícola e visitação a Feira de Produtos e Serviços Agropecuários.