Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

O CIC E O AGROPACTO

O AGROPACTO é um fórum permanente de discussão da agropecuária, que preza pelo desenvolvimento ininterrupto desse setor tão fundamental para a economia do nosso Ceará. Nasceu de uma semente plantada pelo Centro Industrial do Ceará (CIC), na época sob a liderança do amigo Amarílio Macedo, que com sua visão arrojada e sagaz, criou um ambiente de debate favorável à busca de ideias e soluções para os entraves que impediam a prosperidade das nossas empresas, dos nossos negócios.

O então Pacto da Agropecuária, que era esse ambiente que evidenciava o sentimento de colaboração, que instigava a pluralidade e a busca de um amanhã mais frutífero, foi com muita perspicácia e perseverança transformado pelo então presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), José Ramos Torres de Melo, no AGROPACTO, o único que transcendeu as adversidades do momento e continuou unido ao longo desses 25 anos, reunindo-se até hoje com a perenidade e a seriedade que a temática exige.

Hoje, o amigo Flávio Viriato de Saboya Neto, atual presidente da FAEC, emprega todo o seu talento para o diálogo na condução dessa relevante instância de fomento ao agronegócio que é AGROPACTO, onde se capta novas ideias e que proporciona inclusive a atração de novos negócios. Nestes 25 anos, o trabalho do AGROPACTO tem sido louvável e transformador de realidades, norteando as principais temáticas relacionadas ao setor.

Em mais de 800 reuniões, importantes nomes participaram das discussões, como o ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, o ex-Ministro dos Portos, Pedro Brito do Nascimento, e o governador Camilo Santana, além dos ex-governadores Ciro Gomes e Lúcio Alcântara, e vários secretários estaduais e deputados federais e estaduais. Os resultados obtidos a partir do trabalho do AGROPACTO são inúmeros; essa união já gerou diversas melhorias ao setor, como a criação da secretaria de cultura irrigada e a elaboração de um plano de ação para o combate à seca no Ceará.

Por tão importante papel desempenhado, gostaria de externar os parabéns ao coordenador do AGROPACTO e presidente da FAEC, Flávio Viriato de Saboya Neto, e a todos os integrantes do fórum que, juntos, não poupam esforços para o desenvolvimento do setor agropecuário.

Ricardo Cavalcante, Presidente da FIEC.