Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

IMPAUMIRIM RECEBE CARAVANA DO PROGRAMA UTERO É VIDA

Hoje, segunda-feira, 18, o município de Ipaumirim, distrito de Felizardo, localizado no Centro-Sul Cearense, recebe a caravana do Programa Útero é Vida do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR-CE, que tem como objetivo incentivar a prevenção do câncer e realizar os exames do colo de útero da mulher rural através de exames clínicos de Papanicolau. Um caminhão especial do Senar Nacional composto por consultório móvel (2) e mesa ginecológica irá percorrer cinco distritos da zona rural realizando os atendimentos que terão a parceria das prefeituras municipais que disponibilizam os profissionais da área da saúde.

Durante o atendimento dos exames, também ocorrem palestras e são realizadas gratuitamente ações sociais pelo setor de promoção social do Senar como, recreação para crianças e um dia de beleza para as mulheres do campo. A meta é atender 150 mulheres por localidade.

O Programa Útero é Vida vem sendo desenvolvido desde 2013 no Ceará e já atendeu a mais de 2000 mulheres trabalhadoras rurais.

O que é o Programa?

O Câncer do Colo do Útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Com aproximadamente 530 mil casos, o câncer do colo de útero é o responsável pelo óbito de 275 mil mulheres por ano.

O SENAR – Administração Central realiza um diagnóstico e identifica as localidades que não são cobertas pelas equipes de saúde e após, estabelece parcerias entre SENAR – Administração Regional do Ceará, a Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação) oferecendo atendimentos, exames e palestras.

Público:

Mulheres rurais em idade sexual ativa e que estão com seu exame atrasado há mais de 02 (dois) anos ou que nunca realizaram o exame Papanicolau.

Meta:

Atender a 150 mulheres rurais por dia, pelo Programa!

Confira a programação:

Dia 18 de Janeiro 2016 – Município de Ipaumirim, no distrito de Felizardo

Dia 26 de Janeiro 2016 – Município de Aurora

Dia 28 de Janeiro 2016 – Município de Lavras da Mangabeira

Dia 30 de Janeiro 2016 – Município de Granjeiro

Dia 04 de Fevereiro 2016 – Município de Tamboril