Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Frente Cearense em Defesa do DNOCS se reúne com Governador em exercício

Reunião da Frente Cearense em Defesa do DNOCS, no Palácio da Abolição com o governador em exercício José Sarto Nogueira. O encontro nesta terça-feira, 16, foi no sentido de solicitar o apoio do governo do Estado e da Assembleia e promover a revitalização do DNOCS que esse ano completa 110 anos de atividades, com uma larga folha de serviços prestados ao semiárido nordestino. O presidente da FAEC, Flávio Saboya, encabeçou o movimento que surgiu a cerca de 15 dias atrás após uma reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – Agropacto, quando o DNOCS foi apresentar suas ações e propostas. Participaram da audiência com o governador além do Presidente da FAEC, deputada Fernanda Pessoa, presidente da APRECE, Nilson Diniz, Presidente e dirigentes da Associação dos Servidores do DNOCS, Aloísio Bastos Pereira, Geraldo Pereira da Costa, Evandro Bezerra, ex- diretor do DNOCS, Cássio Borges e José Maria Marques de Carvalho, consultor da Frente.

Juntaram-se ao grupo o Presidente da Associação dos Criadores do Ceará- Walfrido Monteiro , o Presidente do Clube do Berro, Antonio Braga que vieram reivindicar ao governo a permanência do Parque de Exposição na Avenida Bezerra de Menezes .

O governador José Sarto manifestou seu apoio e solidariedade a Frente em Defesa do DNOCS inclusive na formatação de uma audiência púbica na Assembleia e a inclusão da discussão na pauta da Frente dos Presidentes do Legislativo do Nordeste, dia 2 de agosto, em Sergipe.

O diretor Geral do DNOCS Ângelo Guerra não compareceu, devido a compromissos assumidos anteriormente no Ministério da Integração Regional.

O presidente da APRECE Nilson Diniz e o Presidente da Associação dos Criadores do Ceará- Walfrido Monteiro ao lado do Presidente da FAEC, Flávio Saboya hipotecaram apoio ao projeto de reestruturação do DNOCS. Segundo eles, o DNOCS é um dos órgãos mais importantes para o semiárido nordestino e o Ceará detém 60% das 327 açudes públicos construídos pelo órgão, das quais , 27 serão utilizados para a transposição das águas do Rio São Francisco em três estados nordestinos.