Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC/SENAR-CE PARTICIPA DO 1° SEMINÁRIO SOBRE USO E MANEJO DA PALMA FORRAGEIRA

O Sistema FAEC/SENAR-CE participa na manhã desta terça-feira, 12, do primeiro Seminário sobre Uso e Manejo da Palma Forrageira e Suas Tecnologias, promovido pela Secretaria da Agricultura Pesca e Aquicultura – SEAPA em parceria com a FAEC/SENAR, SDA, MAPA, ADECE, EMATERCE, SEBRAE, EMBRAPA CAPRINOS, BNB, BANCO DO BRASIL, CLUBE DO BERRO, CAPRILEITE, LEITE & NEGÓCIOS, APRECE. O evento acontece no Auditório da Vice-Governadoria do Estado do Ceará até as 18h25.

Na programação, o primeiro painel que tem como moderador o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR-CE, Paulo Helder de Alencar Braga, constam 4 palestras. A primeira, sobre a Palma Forrageira no Ceará e os Módulos Produtivos, a segunda sobre Irrigação da Palma Forrageira e suas Vantagens Relação a Outras Forrageiras no Consumo de Água, a terceira sobre Experiência Exitosa de um Produtor Rural e a quarta sobre o Uso da Palma na Alimentação Humana. Cada palestra tem duração de 30 minutos por apresentação.

Já o último painel, tem como tema, Parcerias para o Desenvolvimento da Palma Forrageira no Ceará, moderado pelo Diretor Técnico do SEBRAE/CE, Alci Porto Gurgel Júnior. Na ocasião, o Técnico da FAEC/SENAR, Jorge Prado Gondim de Oliveira, comanda a segunda palestra do Painel com as Ações da FAEC/SENAR na Disseminação de Tecnologias para a Cultura da Palma Forrageira no Ceará com foco na Silagem.

Jorge Prado é engenheiro agrônomo do Sistema FAEC/SENAR-CE, especialista em cultivo de palma forrageira há mais de 25 anos, conhecido no meio como “Jorginho da Palma”. Em junho, ele vai coordenar o I Seminário Cearense da Palma no Pecnordeste. Quando nem se falava em palma no Ceará, eu aprendi com o maior especialista em palma do Brasil, Paulo Suassuna, que é do estado da Paraíba, onde a palma mais se desenvolveu, disse Jorge Prado.