Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC REÚNE GESTORES PARA DAR INICIO A IMPLANTAÇĀO DE 11 UTRs NO NORDESTE

IMG_2098Na qualidade de Coordenador do Projeto das Unidades de seleçāo , adaptaçāo e desenvolvimento de plantas forrageiras tolerantes  à seca e seu uso  racional no semiárido brasileiro- UTRs, o presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Flávio Viriato de Saboya , promoveu  na ultimo Quinta-feira,6  , uma  reuniāo com o  grupo gestor que vai comandar as ações dessas Unidades. Participam da reuniāo  o Secretário  Executivo do Instituto CNA- André Vicente Sanches, o assessor Técnico da Superintendência da CNA, Joaci Medeiros, o Chefe Geral da EMBRAPA Caprinos e Ovinos , com sede em Sobral- CE , Marco Aurélio  Delmondes  Bonfim,  a pesquisadora   do CNPc , Ana  Clara Cavalcante , o Superintendente do SENAR-CE, Paulo Helder Braga e o  Assessor  Especial da FAEC, Paulo Remigio .
Conforme explicou Flávio  Saboya  o projeto de apoio à pesquisa  será realizado em nove (9)  estados do Nordeste,  através de uma parceria entre o Sistema  CNA/ SENAR E EMBRAPA. Serāo 11 Unidades, já que  os estados da Bahia e do Norte de Minas  Gerais terāo duas UTRs cada. O primeiro passo  será a seleçāo dos engenheiros agrônomos que irāo trabalhar diretamente nestas  Unidades, bem como a seleçāo das Unidades em cada Estado.  Na  reuniāo foi construída uma agenda de ações  e  ele  acredita que até  junho este ano, os  trabalhos  serāo iniciados, cabendo às  Unidades da Embrapa  Caprinos e Ovinos e da Embrapa  Gado , apresentarem as forrageiras para as pesquisas.
O objetivo è conjugar  esforços  entre o Sistema CNA/SENAR e  a EMBRAPA para impulsionar o desenvolvimento de forrageiras tropicais tolerantes  à seca e seu uso  racional por meio de  orçamentos  forrageiros anual. Entre as  ações, estāo mapear as principais  pesquisa  da EMBRAPA voltadas às  forrageiras tropicais , identificar  os principais pontos de estrangulamento dessas pesquisa , bem como,  propor ações  corretivas  para acelerar  sua adoçāo  por parte dos produtores rurais no semiárido. Outra meta será propor ações para intensificar as pesquisas  voltadas à identificação  de materiais forrageiras tolerantes à seca .
IBARETAMA  TERÁ UMA UNIDADE
O Estado do Ceará será uns  do Nordeste a receber  uma das 11 Unidades de referência tecnológica com materiais  forrageiros- UTRs  como potencial de tolerância à seca no semiárido brasileiro , sendo a palma forrageira uma delas.  A  unidade do Ceará ficará localizada no município  de Ibaretama, onde já existe uma outra  unidade   com o projeto Bioma Caatinga, desenvolvido em parceria com a Embrapa/CNA  que pesquisa essências florestais para o semiárido há três anos. A FAEC ,através do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibaretama vem dando integral apoio ao Projeto  Bioma, tendo conseguido  inclusive um poço para manter as atividades de pesquisa no periodo da seca .