Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

FAEC pede ao ministro do MAPA mais milho para os médios produtores

fsInconformado com a Portaria Interministerial do dia 14 de março último da CONAB, reduzindo a quantidade máxima que o beneficiário do programa milho balcão poderá adquirir que passou a ser de apenas até (três) toneladas mensais, quando era de até 14 ton./mês, antes do período das secas e diminuiu posteriormente para 6 (seis), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, Flávio Saboya encaminhou carta ao novo ministro do MAPA, Neri Geller, solicitando que a portaria seja alterada pelo menos para as seis toneladas anteriormente acordadas, todavia com uma condição: que os inscritos recebam sua quota integral. Segundo ele, o que está acontecendo também é uma discriminação contra o médio produtor rural.

Em seu relato ao Ministro, ele destaca que antes do período da seca, três mil produtores estavam inscritos no Programa Venda Balcão, e que podiam receber até 14 toneladas conforme seus rebanhos. “Essas sucessivas reduções é uma demonstração de mais uma discriminação com a Região Nordeste, enquanto os produtores da Região Sul do país, inscritos no mesmo programa podem adquirir até 27 ton/ mês”, comenta. Ele destacou ainda, que o Nordeste abriga 47% dos médios produtores do Brasil, responde por 19% da renda brasileira da atividade agropecuária, sendo que, dessa renda, 15% é da Região Nordeste. “Eu não entendo essa discriminação com a média produção, os números estão aí para mostrar essa realidade”, disse Saboya.

O Presidente da FAEC aponta ainda, que um exemplo evidente da escassez do milho, aliado a falta de pastagem, é a oferta de leite à população do Estado do Ceará, que já diminuiu em mais de 50%, resultado do estado nutricional precário do rebanho leiteiro estadual. O mesmo documento ele encaminhou também à presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, solicitando agilizar esse pleito do Ceará junto à CONAB. .

Grupo de trabalho

           Flávio Saboya comunicou também que o governo do Estado, constituiu na semana passada um grupo de trabalho para apresentação de uma proposta de Segurança Alimentar Animal, para o Estado. Compõem esse grupo os seguintes órgãos: Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, FAEC, FETRAECE E CONAB. A elaboração dessa proposta foi solicitada pelo Secretário Executivo do MAPA, Gerardo Fonteles, em reunião ocorrida no último dia 21, na SDA, quando destacou a importância do Estado abraçar a proposta de Alimentação Animal, incluindo o Seguro Forragem, elaborada pela FAEC ano passado e submetê-la ao Governo Federal. A proposta que está sendo elaborada condensará as iniciativas da FAEC, como àquelas que já estão em andamento através da SDA.

Inauguração do Centro de Educação

Hoje, dia 27, Flávio Saboya participa no Oeste da Bahia da inauguração do Centro de Educação Regional Kátia Abreu, que segundo ele, com certeza, através das ações de capacitação que ali serão ofertadas, incrementará ainda mais o polo de produção de grãos  daquela Região da Bahia.

ASS. de Imprensa Sistema FAEC/Senar-CE

27/03/2014

Celular – Flávio Saboya: 92130613