Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec participa de reunião com vice-presidente Alckmin para criação de grupo de trabalho entre Estado, União e setor produtivo cearense

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, participou nesta terça-feira (29), em Brasília, de uma reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Durante o encontro, foi definida a criação de um grupo de trabalho envolvendo o Governo do Estado, técnicos do Governo Federal e empresários cearenses. O objetivo é mitigar os impactos das novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

A delegação cearense, liderada pelo governador Elmano de Freitas, contou também com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, além de empresários de setores diretamente afetados pela medida, como coco, pescados, castanha de caju, aço e calçados.

“Os Estados Unidos são o terceiro maior parceiro comercial do Brasil e o principal parceiro do Ceará. Exportamos pescados, água de coco, cera de carnaúba, além de frutas e outros produtos. Trata-se de um mercado com grande peso em nossas exportações, e não há outro que possa substituí-lo com rapidez”, destacou Amílcar Silveira. “A Faec tem um planejamento de longo prazo para dobrar as exportações do agronegócio cearense, e isso depende fortemente do mercado americano.”