
Representando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, o vice-presidente de Administração e Finanças, Francisco Almir Severo, participou, na terça-feira (21), da cerimônia em que o governador Elmano de Freitas assinou o Termo de Compromisso para a formalização do Programa Estadual de Fortalecimento e Revitalização da Cotonicultura.
Durante o ato, realizado no Palácio da Abolição, o governador classificou o momento da assinatura como “histórico para a agricultura do Ceará”. O programa é focado na distribuição e no uso adequado de sementes de alta qualidade, produzidas pela Embrapa.
O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho, além de representantes da Embrapa, da Associação dos Produtores de Algodão do Ceará (Apaece) e de prefeitos de municípios com histórico e potencial para a cultura, como Ricardo Silveira, prefeito de Quixadá.
As sementes distribuídas foram adaptadas para serem plantadas, principalmente, em regiões que apresentam restrições hídricas, ou seja, com pouca precipitação, de acordo com o secretário-executivo do Agronegócio da SDE, Sílvio Carlos.
Segundo o Governo do Estado, o programa foca, inicialmente, em regiões com histórico e potencial para o cultivo do algodão.
Entre os municípios participantes e interessados estão Tauá, Parambu, Arneiroz, Aiuaba, Quiterianópolis, Novo Oriente, Pedra Branca, Catarina, Independência, Iguatu, Quixeramobim, Jaguaruana, Ocara, Itatira, Quixadá, Acopiara, Morada Nova e Caucaia.
O cadastro de demais municípios interessados no Programa Estadual de Fortalecimento e Revitalização da Cotonicultura pode ser feito de forma eletrônica, no site oficial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).