Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Faec e Governo do Estado irão assumir Perímetro Irrigado de Varjota, no Vale do Acaraú

A Federação da Agricultura e Pecuária (Faec) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado irão assumir a gestão do Perímetro Irrigado de Varjota, no Vale do Acaraú, que hoje está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A decisão de transferir a gestão se deu após reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na última terça-feira (15) da qual participou o presidente da Faec, Amílcar Silveira, e o senador Cid Gomes.

Na ocasião, o ministro tratou de assuntos relacionados à segurança hídrica no Ceará, como o Ramal do Salgado, estrutura que faz parte da transposição do Rio São Francisco. ““Estamos tomando uma série de providências em relação às ações de segurança hídrica previstas no Novo PAC para o Ceará, que inclui desde ramais à interligação da infraestrutura da transposição do Rio São Francisco”, disse Waldez Góes.

O Perímetro Irrigado de Varjota tem 3.200 hectares de área, mas apenas 680 hectares estão produzindo. A ideia é utilizar toda a área para produção. O presidente da Faec ressalta que os irrigantes já instalados manterão suas áreas e continuarão a produzir o que já produzem. E o restante da área terá gestão compartilhada da Faec e SDE. “A Faec e a SDE animarão o processo inteiro, vão tocar o projeto até sua entrega definitiva aos produtores rurais”, diz Amílcar Silveira. “Vamos transformar o Perímetro Irrigado de Varjota em um projeto inteligente, certificado, com produção voltada para a exportação”.

Também participaram da reunião com o ministro, o empresário Luiz Roberto Barcelos, presidente da Rede Nacional de Agricultura Irrigada (Renai) e sócio e diretor da Agrícola Famosa, e o secretário Executivo da SDE, Sílvio Carlos Ribeiro.