Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

DIA DO AGRICULTOR: CNA MONTA MAIOR MESA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS DO MUNDO NA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS

Fortaleza-CE – Quarta- feira, dia 28, data em que se comemora o Dia do Agricultor, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o Sistema CNA/SENAR promove um grande evento, quando será divulgado os 10 pontos fundamentais para o crescimento da produção rural diante da maior mesa de produtos agropecuários já vista no Brasil.

No evento, a agropecuária brasileira quebrará mais um recorde instalando a maior mesa de produtos agropecuários do mundo, no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, com 200 metros de comprimento, coberta por aproximadamente 100 toneladas de alimentos e outros produtos doados por produtores rurais, disse o Presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior.  Para confirmar o recorde mundial, o presidente da CNA convidou um juiz certificador do Guinness para realizar a medição.

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC, Flávio Saboya disse que vai participar do evento que considera importante na medida em que vai mostrar a força do agronegócio, destacando que o Estado do Ceará é o terceiro maior exportador de frutas frescas do Brasil, o primeiro é a Bahia, o segundo Pernambuco. As principais frutas produzidas no Ceará são o melão, melancia e banana. Somos o primeiro produtor de castanha em área e em exportação, mas de 50% das áreas de produção estão no Ceará, algo em torno de 380 mil hectares. Os quatro maiores produtores de leite do país, também estão localizados no Estado do Ceará.

Logo após, às 11h, será entregue o documento Ordem e Progresso para o Agro – 10 medidas para garantir o crescimento e fortalecimento desse setor produtivo às lideranças do Congresso Nacional. Em seguida, será liberado o acesso à mesa de alimentos, que serão doados à população de Brasília em sacolas com informações sobre o Dia do Agricultor.

Agenda do Presidente da FAEC em Brasília

Atendendo a convite do Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, João Martins da Silva Júnior, o Presidente da FAEC, Flávio Saboya participa amanhã, dia 27, em Brasília de reunião almoço na sede da CNA, com o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para tratar das dificuldades enfrentadas pelas entidades sindicais, quanto à obtenção do registro Sindical e em outras atividades administrativas que visem a sua realidade cadastral.

Na ocasião, o Presidente da CNA vai apresentar um estudo realizado por uma consultoria especializada sobre a inconsistência na fila de distribuição de processo, apresentação das dificuldades pelas entidades sindicais para comprovação do preenchimento à categoria econômica rural, e finalizando, fará a entrega de um documento elaborado pela CNA sobre o atual cenário enfrentado pelo sistema com relação a regularidade sindical nas entidades que o integram.