Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Dia de campo em Ibaretama vai divulgar Estação de Tratamento de água salobra movida a energia solar

Carlos Bezerra – Presidente do Sind. Rural Ibaretama

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, através do Sindicato Rural de Ibaretama, promove nesta quarta-feira, dia 24, às 9 hs, na Fazenda Triunfo, um Dia de Campo com a finalidade de divulgar uma estação móvel de tratamento de água salobra com utilização de energia solar (abrandamento acoplado a osmose). Segundo o Presidente do Sindicato Rural de Ibaretama, Carlos Bezerra Filho, 30 associações de produtores daquele Município foram convidados para assistir a demonstração do equipamento que foi desenvolvido pela empresa Policlay Nanotec. O Banco do Nordeste financiou o equipamento através do ETENE e a professora Amanda Conrado, do Instituto Federal de Educação – IFCE é a coordenadora técnica do Projeto.

O Presidente da FAEC Flávio Saboya que estará presente ao Dia de Campo é um entusiasta de tal iniciativa e segundo ele poderá ser disseminado no Estado do Ceará, a um custo bem mais baixo, se levarmos em consideração que o equipamento usa a energia solar, dispensando a energia elétrica, além de poder ser móvel. É uma oportunidade ímpar para o produtor e para o governo do Estado, difundir essa tecnologia para o campo, disse Saboya.

O Presidente da FAEC, lembrou que a ideia surgiu a partir da necessidade de manutenção das pesquisas do Projeto Biomas , iniciado em 2012 pela CNA e Embrapa na Fazenda Triunfo, no município de Ibaretama,” quando sofremos com a  seca no Estado, o que obrigou a perfuração de um poço profundo no local, surgindo daí a iniciativa de um projeto alternativo sustentável.