Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Coopasa e ATeG do Senar fortalecem avicultura em Santana do Acaraú

Reunião virtual apresentou projeto da Coopasa

Para apresentar o projeto executado pela Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú – COOPASA, que técnicos do Senar participaram de uma reunião virtual nesta segunda-feira, 16. A Cooperativa irá financiar a compra de um lote de 3300 pintos da linhagem pesadão vermelho, a ração inicial até os 28 dias, composta de milho, soja e núcleo e as vacinas para prevenção das principais enfermidades da região. A aquisição irá beneficiar um grupo de 22 produtores vinculados ao centro cooperativo popular assistidos desde fevereiro pelo Programa AgroNordeste – ATeG/SENAR.

De acordo com o professor Francisco Guedes, o qual promove um programa de fortalecimento e extensão da COOPASA desde de 2006 através da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, o crescimento profissional dos produtores após o início do acompanhamento contínuo incentiva a modernização dos instalações, equipamentos e manejos diversos com foco na gestão eficiente do sistema produtivo avícola municipal.

Na reunião também estava presente o Diretor Técnico do Senar/CE, Henrique, mostrou entusiasmo com a aplicação deste projeto elogiando o trabalho conjunto realizado entre as instituições envolvidas.

Já para a Supervisora da cadeia da Avicultura do SENAR/CE, Roberta Sá, o trabalho embasado em conhecimento e orientações fundamentadas no desempenho máximo da atividade alinhado ao engajamento dos produtores envolvidos promovem todas as condições para um sucesso eficaz deste projeto.

O município de Santana do Acaraú recebe o acompanhamento do grupo de Avicultores com 30 produtores que estão mudando não apenas as instalações e equipamentos, mas, sobretudo, a forma de pensar e agir em relação a atividade.

Este grupo é atendido pelo Zootecnista Caio Vasconcelos que informou a chegada dos animais, para o dia 18 de agosto, destacando a mobilização realizada para deixar todos os pontos necessários ao bom recebimento e posterior sucesso no desenvolvimento e crescimento destes animais.

Este projeto é um sonho da COPIAS e que passou a sair do papel após o início da ATeG/SENAR no município. Vale destacar que o comprometimento da prefeitura municipal em garantir a compra dos animais no mês de novembro foi outro incentivador para a dedicação e esforço do produtores que estão envolvidos.

Além deste animais de corte, no início de maio, foram comprados 500 pintainhas de postura da linhagem Embrapa 051, direcionados para cinco produtores pertencentes ao grupo da ATeG. Estes animais completaram 13 semanas de idade, no último domingo, 15 de agosto, e espera-se o início da produção de ovos no final de outubro as aves estão completando 20 semanas e passaram a fase de postura. A expectativa com base no nível produtivo é de cerca de 12 mil animais por mês apenas deste produtores acompanhados pela ATeG/SENAR.