
Reeleito por aclamação no último dia 28 de novembro, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, tomou posse nesta sexta-feira (19) para o mandato referente ao quadriênio 2026–2029. Além da Diretoria Executiva, tomaram posse os novos vice-presidentes regionais e os membros do Conselho Fiscal.
A cerimônia de posse reuniu representantes de entidades do agro, do setor privado, produtores rurais, presidentes de sindicatos rurais, diretores e integrantes do Sistema Faec/Senar.
Em seu discurso, Amílcar Silveira destacou o reconhecimento ao trabalho coletivo da instituição e reforçou os desafios que se impõem para o próximo ano. Ao comentar o convite para assumir a diretoria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirmou que a indicação é resultado do desempenho da Faec e ressaltou que a nova função amplia a responsabilidade de todos os que compõem o Sistema Faec/Senar.
O presidente da Faec lembrou, ainda, que a atuação da entidade deve estar sempre voltada ao atendimento das demandas do produtor rural. “O produtor rural está esperando por nós. Quem trabalha no Sistema Faec/Senar tem que servir aos produtores rurais”, afirmou Amílcar, ao defender que a instituição tem papel fundamental na transformação e no fortalecimento do agronegócio cearense.
No dia 9 de dezembro, Amílcar Silveira tomou posse como integrante da Diretoria Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o quadriênio 2026–2029. A cerimônia, realizada em Brasília (DF), oficializou a recondução de João Martins à presidência da entidade.

Diretoria Executiva
Presidente: Amílcar Silveira
1º vice-presidente: Candice Rangel
Vice-presidente de Administração e Finanças: Francisco Almir Severo
Vice-presidentes regionais
Jonas Campelo Nogueira (Maciço de Baturité)
Alexandre Magnum Leorne Pontes (Litoral Oeste)
Mário David Ferreira Dias (Região Norte)
Wilame Reis Mapurunga (Região Ibiapaba)
Antônio Narcélio de Oliveira Gomes (Sertão dos Inhamuns)
Francisco Danúbio de Alencar (Sertão Central)
José Auriberto Pinheiro (Médio Jaguaribe)
José Artálio Barroso Leite (Região do Cariri)
Francisco José de Sousa (Litoral Leste)
Alberlucia Bezerra Queiroz Magalhães (Centro-Sul)
Luiz Mendes de Sousa Andrade (Baixo Jaguaribe)
Conselho Fiscal
Efetivos:
João Ossian Dias
Eugênio Mendes Martins
Moacir Gomes de Sousa
Suplentes:
José Gonçalves Feitosa
José Ferreira Lima
Emerson Pinto Moreira