Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO LANÇA AGROPEC SEMIÁRIDO NO RN

DSC_1047A Federação da Agricultura  e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC promoveu hoje,  21, mais uma  reunião  do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO – quando ocorreu  a apresentação  da programação do  AGROPEC SEMIÁRIDO 2017, pelo Assessor da Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte – FAERN; Rodrigo Melo. O evento será realizado em Natal/RN, de 7 a 8 de agosto onde acontecerá  palestras técnicas,  debates, painéis, aulas práticas em  arenas envolvendo  10 segmentos da cadeia produtiva do agronegócio e sediando ainda o V Congresso  Brasileiro da Palma, numa promoção da CNA, FEDERAÇÕES DE AGRICULTURA DO NORDESTE, SENAR E SEBRAE ..

O  I AGROPEC SEMIÁRIDO foi realizado em 2015 ,em Salvador – BA, sendo uma ação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em conjunto com suas Federações do Nordeste    e este ano  será realizado no Estado do Rio Grande do Norte  O objetivo é levar as tecnologias mais avançadas e as práticas mais modernas que estão sendo desenvolvidas pelo mundo para produção semi-árida. Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB/SENAR, João Martins,  ” de  nada adiantam essas tecnologias se continuarmos com um Brasil desigual e sem políticas públicas específicas para a região. É fundamental um tratamento diferenciado para o Nordeste para que possamos amenizar essas disparidades econômicas e sociais – cobrou.

DSC_1029Rodrigo Melo disse que o  desafio é fazer o segundo evento cada vez melhor do que o da Bahia, principalmente  a qualidade e com um caráter inovador., por isso o  tema central era Inovação e Gestão. ” Esse ano a gente procurou trazer o tema Inovação  dos assuntos no trato com os agropecuaristas. Serão dez assuntos, com sala temáticas: Inovação e gestão,,Boas práticas agropecuárias, Consórcio agrosilvapastorial , Produção e geração geleia real, de pólen é rainha Piscicultura , Ave e Suino , Bovinocultura  de corte com destaque para Nutrição e forragem. Muitos casos de sucesso serão apresentados pelos próprios produtores.

A primeira das inovações desse ano é que  o AGROPEC acontecerá  no ambiente  muito parecido  com  uma fazenda ,  será no  Parque de Exposições  de Natal ,com 27 há de parque, terá uma pista de desfile,  pavilhões , 10  salas temáticas tipo seminário , com estrutura para  atender exposição,  uma sala  da palma e um espaço externo para  dinâmica sobre a palma  com algumas tecnologias de manejo e condições de chuva, e uma fazendinha , terá também sete arenas  a céu aberto onde ocorrerão 14 dinâmicas,  Restaurante, uma praça de convivência,

Temas como Barragens de subterrâneas, tecnologias de maior armazenamento de água, renegociação de dívidas, foram sugeridas pelos presidentes de sindicatos  do Ceará . O presidente da FAEC garantiu a participação de duas caravanas de produtores cearenses ao evento. A Inscrição  será gratuita para os produtores.

O AGROPEC semiárido é um seminário que aproxima a tecnologia validade nos centros de pesquisa ao produtor rural em um rico ambiente de discussão , com uma ampla programação técnico-cientifica tendo a participação de palestrantes de nomes de destaque nacional e internacional, além de exibição de empresas produtoras de máquinas e implementos e outros insumos.

 

Sobre o V Congresso  de Palma

O coordenador de projetos  do SENAR nacional Joaci Medeiros , fez a apresentação do V Congresso  Brasileiro da Palma e outras Cactáceas,  que será realizado dentro do AGROPEC , que  teve início em, 2009, e em 2013 foi em Fortaleza , dentro do PECNORDESTE. Neste período houve um crescimento de 13% no número de inscritos de 458 para 519 é um aumento e 62% nos trabalhos  apresentados  , que saltou e 61 para 99 , mostrando a importância da temática da  palma que definitivamente entrou na agenda de várias instituições. Este ano, o Comgreso da Palma terá a parceria da ACaa, CNA. Senar , Sebrae  e  Emparn. A ideia é trazer o 10o Congresso  Internacional de Palma para o Brasil em 2020, anunciou Rodrigo.

 

PECNORDESTE

O  Seminário Nordestino de Pecuária- PECNORDESTE, foi destacado na ocasião, como um evento que inspirou o AGROPEC SEMIÁRIDO lançado pela CNA de forma  itinerante na Região  Nordeste. O Coordenador do PECNORDESTE, Paulo Hélder de Alencar Braga, disse que essa iniciativa da CNA vem se somar ao trabalho do PECNORDESTE., que este ano fará o I Congresso Cearense  da Palma. O coordenador do Congresso dentro do PECNORDESTE , Jorge  Prado destacou a importância do AGROPEC, ” estamos trabalhando para implantar a palma no Ceará, com tecnologia, é um evento  como esse traz muita informação, é muito importante participar,  a  gente acaba aprendendo  muito, uma dessas experiências que aprendi recentemente  foi sobre o uso da palma picada na copa de áreas frutíferas , a planta deu um maior desenvolvimento, disse ele.

 

FAEC  INSTALA UNIDADE DEMONSTRATIVA DE DESSALINIZADOR

DSC_1070A Federação  da Agricultura e Pecuária  do Estado do Ceará, colocou em sua sede uma unidade demonstrativa  de dessalinizador de água e apresentou aos presidentes de sindicatos rurais do Estado, logo após a reunião do Agropacto . O equipamento é móvel e visa propiciar o acesso ã água para consumo humano das comunidades rurais e tornar a água potável para consumo humano. O interessante do equipamento é que ele pode gerar renda para o,produtor que poderá vender água tratada a partir da aquisição de  uma unidade de tratamento de água  comunitária. A tecnologia  é 100%  cearense , desenvolvida pela empresa Policaly Nanotecn- AGUABRAS.

Esse mesmo equipamento será instalado no Projeto Bioma Caatinga, em desenvolvimento pela CNA  E EMBRAPA., na fazenda Triunfo, município de Ibaretama.

Ali será  instalada  em breve uma UTR- Unidade de seleção e adaptação de desenvolvimento de plantas forrageiras tolerantes a seca e seu uso racional no semiárido brasileiro, da Embrapa. O presidente da FAEC, Flávio Saboya será o coordenador de 12  UTRs  que serão instaladas na Região Nordeste.

 

PROTESTO

Durante a reunião do AGROPACTO, que tratou da realização do AGROPEC SEMIÁRIDO, o Presidente  da FAEC, Flávio Saboya  lamentou a extinção do Ministério da Aquicultura e Pesca e a  transferência do setor de aquicultura para o MDIC. Temos agora uma outra banda do agronegócio para um ministério que não tem nada a ver, quando deveria ter ido para o MAPA .