Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO DEBATE SOBRE O APROVEITAMENTO DO COCO E MOSTRA PROGRAMAÇÃO DO FENACOCO 2017

DSC_3001O aproveitamento dos resíduos das cascas do coco verde na alimentação animal foi o tema discutido hoje, 5, na reunião quinzenal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO. O assunto foi apresentado pelo empresário e presidente do Instituto Ecoco do Brasil, Francisco Bezerra de Menezes Filho, no auditório do Sistema FAEC/SENAR/AR-CE.

Durante a exposição do tema, Francisco Bezerra, afirmou que “diante da escassez de volumosos de qualidade para a nutrição dos rebanhos de ruminantes do Ceará, o  aproveitamento da Casca do coco, pedúnculo do caju, subprodutos de hortifrutigranjeiros e palha da carnaúba, se apresentam como uma das alternativas para salvaguardar os rebanhos de ruminantes.” .

OSNÚMEROS DE PRODUÇÃO

O palestrante informou ainda que hoje o coqueiro é cultivado em quase todo o mundo tropical, são 11,6 milhões de hectares plantados e 50 milhões de pessoas envolvidas com esta cultura. Com 86 países que desenvolvem esta atividade, na Indonésia (32%), Filipinas (21,2%) e Índia (17,2%), são responsáveis por quase 71,9% da produção mundial de coco.

DSC_3003O Brasil produz 1 bilhão de frutos, o que representa apenas 1,9% da produção mundial de coco. O volume de empregos gerados diretos e indiretos, segue na ordem de 1,7 pessoas/ha, o que é pouco, se compararmos com os 4,3 pessoas/ha, no resto do mundo, disse Francisco.

Foi apresentada também a cadeia produtiva do coco, água, leite, óleo polpa, são itens que podem ser aproveitados. Já no uso da casca do coco verde na alimentação de ruminantes, cinco milhões consomem 18.000 toneladas de ração/volumosa por dia no estado do ceará, de acordo com dados apresentados por Bezerra de Menezes Filho.

FENACOCO 2017

Em sua considerações finais, o palestrante também falou sobre a Feira Nacional do Coco 2017, que acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Marina Park Hotel. O evento contará com palestras técnicas com profissionais especialistas, painéis e debates com autoridades do segmento, apresentações de inovação tecnológica e de pesquisa, exposição de fornecedores, concurso gastronômico e uma feira de produtos artesanais derivados do coco.

No FENACOCO também vai acontecer o 1º Encontro de secretários relacionados à cultura do coco, o 1º Seminário sobre Manejo Sustentável para a Cultura do Coqueiro, o 2º Encontro Brasileiro de Produtores de Coco, o 2º Seminário sobre Biotecnologia da Água de Coco e o 3º FENACOCO Rural.